Em meio a negociações com o PT capixaba, Casagrande participa de live com Ciro Gomes

Compartilhe:

Logo mais, a partir das 19h, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), participa de uma live no canal do presidenciável Ciro Gomes (PDT). O socialista é o convidado de Gomes no canal do Youtube para participar da agenda Ciro Games, a live do Cirão, onde a expectativa é debater o conturbado cenário político, apontar problemas referentes ao governo Bolsonaro e “algumas surpresas”. Confira o link para acompanhar a live no final dessa matéria.

Chama a atenção a aproximação dos dois políticos, já que apesar do compromisso entre PDT e PSB em nível nacional, em uma composição presidencial, com Lula (PT) na cabeça de chapa e Geraldo Alckmin (PSB) na vice, o Espírito Santo é um dos poucos estados onde a relação PT e PSB ainda não está definida. Petistas capixabas seguem defendendo candidatura própria, com o senador Fabiano Contarato, disputando o Governo do Estado. Entretanto, ainda não fechou as portas para uma composição com Casagrande.

Em conversa recente com o Jornal TEMPO NOVO, os pré-candidatos do PT a deputado estadual, João Coser, e federal, Jackeline Rocha, afirmaram que é possível uma composição PT e PSB no Estado, desde que Casagrande abrace a candidatura do Lula em solo capixaba. Porém, a live com Ciro, que tem sido um dos críticos do campo progressista mais ferrenhos ao ex-presidente Lula, pode gerar desconforto entre lideranças do PSB e PT capixabas.

Vale ressaltar também que recentemente, durante visita do então presidenciável Sergio Moro ao Estado ao governador Casagrande, a militância do PT criticou a postura do governador, que tem dialogado com várias frentes, diferentemente do que defende os petistas. Mas é importante destacar que o PDT, de Ciro Gomes, faz parte do leque partidos e alianças do governador Renato Casagrande, que tem como aliado o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, que em recente conversa com o TEMPO NOVO, cravou que o PDT vai caminhar com Renato Casagrande para o Governo do Estado, independentemente se ele apoiar Lula ou Ciro.

Entre os desafios do governador Casagrande para tirar a candidatura de Fabiano Contarato ao Governo é de que entre os partidos aliados dele estão siglas como o PP, Podemos, PSDB, partidos situados dentro do campo de centro-direita, que não devem aprovar uma junção de Casagrande com o PT de forma a montar um palanque para Lula no Espírito Santo. Uma das alternativas seria liberar os partidos para defender candidaturas nacionais de forma independente enquanto os diretórios estaduais tomassem as rédeas do pleito no Espírito Santo, haja vista que o governador Doria desistiu da candidatura, Moro, do Podemos, desistiu da candidatura, o PP, com o que desistiu da candidatura, ou seja: tais partidos não têm candidatos a Presidência, o que pode facilitar as costuras com o socialista.

Acompanhe a live, a partir das 19h clicando aqui.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também