Eleitores contam com 11 aplicativos para as eleições 2016

Compartilhe:
Denúncias podem ser feitas por meio do APP Pardal. Foto: Reprodução Internet

Em tempos de tecnologia digital, o eleitor ganhou em 2016 11 ferramentas para fazer denúncias junto à Justiça Eleitoral. Os aplicativos são disponíveis para as plataformas IOS e Android, com smartphones e tablets e podem ser utilizados para acompanhamento de candidaturas, do resultados das eleições e para o registro de denúncias de crime eleitoral.

O aplicativo Pardal foi desenvolvido no Espírito Santo e é uma das principais apostas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro de denúncias este ano. Por meio deste aplicativo, é possível enviar informações sobre infrações cometidas pelos candidatos nas ruas ou no mundo cibernético, acompanhadas de provas como fotos, vídeos prints e links de sites e páginas na internet.

Segundo informações divulgadas pelo TSE, em três semanas o aplicativo recebeu mais de 25 mil denúncias em todo o país e a expectativa é de que o número se avolume com a proximidade das eleições.

Também ficou mais preciso o acompanhamento do resultado da votação. O aplicativo Boletim na Mão permite que o internauta acompanhe o número de votos recebidos por um candidato em urna específica.

Outros aplicativos desenvolvidos pelo órgão e que podem ser uma ferramenta a mais nas mãos dos eleitores são: Candidaturas; Mesários; Agenda JE; JE Processos; Eleições 2016; Onde Votar ou Justificar; Resultados; QRUEL e Checkup da Urna.

 

 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também