Educação que transforma: escola da Serra lança laboratório para projetos científicos

Compartilhe:

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor João Antunes das Dores, localizada no município da Serra, conta, desde o dia 12 de maio, com o LabMaker, espaço para desenvolvimento de projetos científicos. O objetivo da ação é fortalecer o interesse dos estudantes pelas áreas científicas e tecnológicas. 

A iniciativa faz parte do Programa Mais Ciência na Escola Capixaba, lançado pelo Governo do Estado por meio das Secretarias da Educação (Sedu) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e com as Secretarias Municipais de Educação. Serão 30 unidades do LabMaker nas escolas da Rede Estadual.  

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

De acordo com o diretor da escola, Alexsandro Ferreira, o laboratório será o centro das atividades do Clube de Ciências da unidade e funcionará no contraturno, oferecendo oficinas práticas, iniciação científica e ações voltadas ao letramento digital e científico dos estudantes.

Alexsandro Ferreira destacou ainda a participação ativa dos alunos desde as etapas iniciais do projeto. “Os estudantes colaboraram diretamente na montagem dos equipamentos, como kits de robótica, impressoras 3D e dispositivos de prototipagem. A experiência proporcionou um primeiro contato com a cultura maker, estimulando habilidades técnicas, trabalho em equipe e resolução de problemas”, contou o gestor.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também