Categories: Política

EDP descumpre lei e consumidores de todo o ES podem ser indenizados, diz deputado

Deputado Vandinho Leite é o autor do projeto. Segundo ele cabe indenização a qualquer consumidor que se sentir lesado. Foto: Ellen Campanharo

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia vai solicitar ao Procon-ES que tome medidas junto à EDP por descumprimento da Lei 10.998/2019 que obriga a empresa a disponibilizar na conta de luz a fotografia do equipamento de aferição no momento da leitura do consumo. Além disso, segundo o deputado Vandinho Leite (PSDB) que foi o autor do projeto, está previsto indenização a consumidores que se sentirem lesados pelo não cumprimento da lei.

“Qualquer cidadão capixaba que entender que a cobrança da EDP na conta de luz está em desacordo com o seu consumo mensal, pode procurar o Procon e solicitar indenização. Até porque, este projeto visa exatamente isso, combater abusos de cobranças e fechar o cerco contra esses desmandos da empresa”, disparou Vandinho.

De acordo com a lei que entrou em vigor no mês passado, a foto do medidor deverá estar impressa na fatura de energia ou em folha anexa. De acordo com Vandinho a EDP descumpriu a norma nesse primeiro mês de vigência da lei.  Por isso, o colegiado vai fazer uma representação junto ao Procon-ES  que é o órgão competente para aplicar as medidas cabíveis.

Segundo o deputado, o Procon-ES que fica localizado na Assembleia estará se planejando para receber consumidores e encaminhar essa demanda. Não se descarta a promoção de um mutirão, caso a demanda seja alta. “Pode ser feito um mutirão sim, precisamos terminar de conversar internamente e ajustar, mas não está descartado”, disse o parlamentar.

O que diz a EDP

A reportagem procurou a empresa para rebater as afirmações de Vandinho. Em nota ela não mencionou a lei estadual citada na matéria, entretanto disse que cumpre com toda regulamentação do setor elétrico e por se tratar de uma concessionária de serviço público delegado pela União, segue detidamente as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, o que prevê o seu Contrato de Concessão e o que rege a própria União, através da Constituição Federal de 1988.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

1 hora atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

2 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

2 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

3 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

3 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

3 horas atrás