Ecovias Capixaba assume controle do Contorno do Mestre Álvaro

Compartilhe:
Contorno do Mestre Álvaro. Foto: Fabricio Lima/ES BRASIL

A partir desta quarta-feira (26), o Contorno do Mestre Álvaro, importante corredor viário da Serra, passa oficialmente a ser administrado pela Ecovias Capixaba. A mudança ocorre após a assinatura da transferência de responsabilidade do trecho, antes sob gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizada nesta terça-feira (25).

Com a transição, todo o segmento entre o km 0 e o km 18,6 do Contorno, pertencente a Serra, passa a receber a estrutura operacional completa já oferecida na BR-101 ES/BA, como atendimento com ambulâncias, guinchos leves e pesados, veículos de inspeção e monitoramento 24 horas. A concessionária também assume a conservação do trecho, incluindo roçada, revitalização da sinalização horizontal e vertical e manutenção das defensas metálicas.

Ao mesmo tempo, o trecho urbano da BR-101 na Serra, entre os km 247,8 e 278,3, deixa de ser administrado pela Ecovias Capixaba, marcando uma reorganização das responsabilidades dentro do território serrano.

Segundo o diretor-superintendente da Ecovias Capixaba, Roberto Amorim Junior, o novo acordo da administração do Contorno do Mestre Álvaro é fruto de um trabalho intensificado nos últimos três meses. O processo contou com a participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério dos Transportes, Prefeitura da Serra, Ecovias Capixaba e DNIT, garantindo integração técnica, operacional e administrativa.

Para a Serra, a mudança representa maior eficiência na gestão desse corredor rodoviário essencial para o município e para o Espírito Santo. “Com essa mudança, todos os recursos previstos no nosso contrato passam a atuar no Contorno do Mestre Álvaro. Isso inclui atendimento pré-hospitalar, guinchos leves e pesados, veículos de inspeção, monitoramento e todo o trabalho da nossa Gerência de Atendimento ao Usuário. O objetivo é ampliar a segurança e a fluidez dos deslocamentos dos moradores e de quem trafega pela Serra”, afirma Roberto Amorim ao Tempo Novo.

Conforme previsto no contrato de concessão da BR-101, a Ecovias Capixaba tem agora um prazo de três meses para realizar um diagnóstico completo das condições do Contorno do Mestre Álvaro e apresentar à ANTT o plano de ações e cronograma de adequações, incluindo melhorias para segurança viária e preservação ambiental. Algumas iniciativas, especialmente de reforço da sinalização, já poderão ser implementadas de imediato.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também