Ecovias Capixaba assume controle do Contorno do Mestre Álvaro

Compartilhe:
Contorno do Mestre Álvaro. Foto: Fabricio Lima/ES BRASIL

A partir desta quarta-feira (26), o Contorno do Mestre Álvaro, importante corredor viário da Serra, passa oficialmente a ser administrado pela Ecovias Capixaba. A mudança ocorre após a assinatura da transferência de responsabilidade do trecho, antes sob gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizada nesta terça-feira (25).

Com a transição, todo o segmento entre o km 0 e o km 18,6 do Contorno, pertencente a Serra, passa a receber a estrutura operacional completa já oferecida na BR-101 ES/BA, como atendimento com ambulâncias, guinchos leves e pesados, veículos de inspeção e monitoramento 24 horas. A concessionária também assume a conservação do trecho, incluindo roçada, revitalização da sinalização horizontal e vertical e manutenção das defensas metálicas.

Ao mesmo tempo, o trecho urbano da BR-101 na Serra, entre os km 247,8 e 278,3, deixa de ser administrado pela Ecovias Capixaba, marcando uma reorganização das responsabilidades dentro do território serrano.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Segundo o diretor-superintendente da Ecovias Capixaba, Roberto Amorim Junior, o novo acordo da administração do Contorno do Mestre Álvaro é fruto de um trabalho intensificado nos últimos três meses. O processo contou com a participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério dos Transportes, Prefeitura da Serra, Ecovias Capixaba e DNIT, garantindo integração técnica, operacional e administrativa.

Para a Serra, a mudança representa maior eficiência na gestão desse corredor rodoviário essencial para o município e para o Espírito Santo. “Com essa mudança, todos os recursos previstos no nosso contrato passam a atuar no Contorno do Mestre Álvaro. Isso inclui atendimento pré-hospitalar, guinchos leves e pesados, veículos de inspeção, monitoramento e todo o trabalho da nossa Gerência de Atendimento ao Usuário. O objetivo é ampliar a segurança e a fluidez dos deslocamentos dos moradores e de quem trafega pela Serra”, afirma Roberto Amorim ao Tempo Novo.

Conforme previsto no contrato de concessão da BR-101, a Ecovias Capixaba tem agora um prazo de três meses para realizar um diagnóstico completo das condições do Contorno do Mestre Álvaro e apresentar à ANTT o plano de ações e cronograma de adequações, incluindo melhorias para segurança viária e preservação ambiental. Algumas iniciativas, especialmente de reforço da sinalização, já poderão ser implementadas de imediato.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também