O desafio de promover o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e deixar os recursos naturais existentes hoje para as futuras gerações. Esse tema será discutido por economistas capixabas e de fora do Estado no VII Encontro de Economia do Sudeste e 9º Encontro de Economia do Espírito Santo, que acontecerão simultaneamente nos dias 4 e 5 de outubro, em Vitória, no Hotel Comfort Suites Vitória, na Praia do Canto, Vitória.
Neste ano, o evento terá dois temas principais: “Políticas públicas e privadas para o desenvolvimento do Brasil” e “Economia e Sustentabilidade”.
“Esses dois temas estão interligados, pois não se promove políticas públicas, por parte dos governos, e privadas, no caso das empresas, sem olhar para as questões de sustentabilidade. Ou seja, essa é uma prioridade que precisa permear as ações governamentais e empresariais”, destacou Claudeci Pereira Neto, presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES), uma das instituições organizadoras do Encontro.
No contexto econômico, sustentabilidade está diretamente ligada à forma de produzir produtos e serviços respeitando o meio ambiente.
Leia também
“É fundamental que os recursos naturais que temos hoje sejam preservados para as gerações futuras. Um dos compromissos do desenvolvimento sustentável da ONU até 2030 é a redução de indicadores de poluentes, e a economia está muito ligada a esse tema porque temos que saber utilizar os recursos de forma direcionada e comprometida com o planeta”, ressaltou Claudeci.
Presencial
Após três edições sendo realizado modalidade online, devido à pandemia de Covid-19, o Encontro de Economia do Sudeste e do Espírito Santo deste ano acontecerá em formato presencial.
“Será um evento robusto, que irá discutir temas cruciais para o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil, com palestras, mesas-redondas, além da apresentação de artigos de profissionais de diversas partes do País que inscreveram seus trabalhos para serem debatidos no evento ”, afirmou a economista e professora Érika Leal, integrante da comissão organizadora do evento.
Minicurso
A programação também inclui um minicurso sobre economia e sustentabilidade, que será ministrado pelo economista e professor da Ufes Ednilson Felipe.
Entre os palestrantes, estarão os economistas Weslley Cantelmo (MG), Antônio José Alves Júnior (RJ), Odilon Guedes e Haroldo Silva (SP).

