Dona de distribuidora é detida por furtar energia com ‘gato’ na Serra

Compartilhe:
EDP Energia Gato Furto Pizzaria
Crédito: Divulgação
EDP Energia Gato Furto Pizzaria
A dona da distribuidora foi levada para uma delegacia após ser flagrada furtando energia em seu estabelecimento, na Serra. Crédito: Divulgação

Uma proprietária de distribuidora de bebidas localizada em Cidade Continental, na Serra, foi levada para delegacia após ser flagrada furtando energia elétrica com o conhecido ‘gato’ no estabelecimento comercial. A ocorrência foi registrada na manhã desta quinta-feira, quando policiais civis e técnicos da EDP realizaram uma inspeção no local.

A distribuidora de bebidas, não pagava parte da energia que era consumida. Os peritos encontraram uma fraude no medidor, caracterizado como furto.

A proprietária do local, que acompanhou a inspeção, foi levada para a Delegacia Regional Patrimonial, em Vitória, para prestar esclarecimentos.

Ao Jornal Tempo Novo, a EDP informou que o furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.

Além do processo criminal, o proprietário do local arcará com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo, conforme a regra da Resolução ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

O furto de energia, além de ser uma prática perigosa, pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.

E, ao contrário do que muitos imaginam, o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Concessionária. Os maiores lesados são os próprios consumidores. Como a tarifa abrange também as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

ERRATA: Em um primeiro momento, a EDP Espírito Santo enviou um e-mail ao jornal Tempo Novo sugerindo a pauta sobre o crime que teria ocorrido em uma pizzaria. Pouco depois, porém, a concessionária corrigiu a informação, afirmando que, na verdade, o furto de energia foi flagrado em uma distribuidora de bebidas. A informação já foi corrigida. 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também