Categories: Amar é o Bicho

Dona de canil em Vila Velha é levada a delegacia após denúncias de maus-tratos

Imagens de um canil em Vila Velha rodaram as redes sociais e causaram revolta dos amantes de animais no Espírito Santo.

Os vídeos mostravam cirurgias sendo feitas em cães da raça Spits Alemão onde os animais se mexiam e latiam durante o procedimento, o que caracteriza dor.

Diante das denúncias a dona foi denunciada por maus-tratos e prática ilegal da medicina veterinária. Na tarde da última terça-feira (21) a dona do canil recebeu voz de prisão e foi conduzida pela Polícia para prestar esclarecimentos na Delegacia.

Participaram da ação policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, o Conselho Regional  de Medicina Veterinária, a presidente da CPI dos Maus Tratos aos Animais da Assembleia Legislativa,  deputada Janete de Sá e integrantes da Sociedade Protetora dos Animais. A diligência surpresa aconteceu no Canil Blue Point,  localizada no bairro Retiro do Congo,  na Zona Rural de Vila velha. 

As duas criadoras de cães da raça Spitz Alemão foram denunciadas depois que vídeos e fotos, que mostram uma delas fazendo cirurgias nos animais do canil, viralizaram nas redes sociais no último final de semana.

Durante a ação que aconteceu na tarde desta terça-feira (21) foi constado que o canil que fica em Vila Velha possui mais de 150 animais. Foto: Divulgação

Durante a diligência foi constatado que o canil não possui autorização municipal para funcionamento e não tem licença ambiental. No local também não foi encontrado documento que comprove a existência de médico veterinário responsável pelos animais. Foi apreendido vasta quantidade de medicação humana para dor e anestésica.

O canil possui mais de 150 animais de diversas raças a maioria da raça spitz. A proprietária Nicoli Pressotti disse a imprensa que o vídeo foi feito há mais de um ano e meio e que o canil não possui mais o centro cirúrgico mostrado nos vídeos.  

Depois de percorrer todas as instalações do canil e ver de perto a situação dos animais, a deputada estadual Janete de Sá (PMN) identificou que a proprietária e a jovem são as mesmas que aparecem no vídeo fazendo cirurgias nos cães e que serão convocadas a prestar depoimentos na CPI dos Maus Tratos contra os Animais na Sessão da próxima terça-feira,  dia 28 de março, às 19 horas no Plenário Rui Barbosa da Assembleia Legislativa.

Também foram identificados animais em jaulas e carentes do convívio humano. Há ainda informação que os bebês são castrados com dois meses para venda além de uma fossa esbarrando de fezes o que caracteriza crime ambiental.

As mulheres foram presas por policiais da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, sob a responsabilidade do delegado Maurício Gonçalves. 

O delegado explicou que, em relação aos maus tratos com os animais, as suspeitas não foram pegas em situação flagrancial do crime, mas afirmou que o caso vai continuar a ser investigado. 

As suspeitas assinaram um Termo Circunstanciado pelo crime do Art. 60 da Lei de Crimes Ambientais: Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes. Elas foram liberadas e responderão o processo em liberdade.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

10 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

10 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

11 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

11 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

12 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

12 horas atrás