Categories: Divirta-se na Serra

Sábado e domingo com mostra de filmes, auto de Natal e palestra em São Diogo

O documentário de Petra Costa, ‘Democracia em vertigem’ é um dos que será exibido na Mostra Curtas. Foto: Divulgação

O Centro Cultural Eliziário, em São Diogo, na Serra, vai promover neste fim de semana uma série de agendas antes de seu recesso que encerrará as atividades de 2019 no espaço. A programação terá mostra de filmes, palestra e ainda Auto de Natal.

Sábado (14) e domingo (15) vai ter aperfeiçoamento em hipertensão e diabetes e suas terapias alternativas com Gustavo Costa, das 8h30 às 12h. O valor para participar é R$ 20.

No sábado (14), às 19 horas, acontece o Mostra Curtas, cujo tema desta edição é ‘Fascismo’. A entrada é gratuita e cinco filmes serão exibidos:  ‘São João del-Rei, uma relíquia do passado presente’, ‘O que Bererico vai pensar?’, ‘#EleNão.doc – Mulheres Contra o Fascismo’, ‘Brasil em Vertigem – Fragmentos’, ‘O Grande Ditador – Fragmento’.

No domingo (15) tem também apresentação de Auto de Natal, às 19 horas.

O Centro Cultural Eliziário Rangel fica na rua Gonçalves Dias, nº 1201, em São Diogo – Serra. O telefone de contato é o (27) 3051-0835.

Confira a sinopse dos filmes que serão exibidos abaixo:

  1. São João del-Rei, uma relíquia do passado presente • DOC • 5’ • 2012

Uma viagem aos anos 1940 durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade de São João del-Rei/MG, inaugura um monumento de Jesus Cristo feito por um artista italiano durante o início do fascismo. Mais de 20 historiadores, políticos e moradores foram solicitados para entrevistas e depoimentos, ninguém aceitou o convite, restando ao diretor interferir com sua voz e direção neste filme.

  1. O que Bererico vai pensar? • DOC • 28′ • 2012 (Espírito Santo)

Um registro dos reflexos da “Ação Integralista Brasileira” numa pequena vila no interior do Espírito Santo, onde a relação de duas famílias de imigrantes italianos, cujos patriarcas eram grandes amigos, é abalada seriamente por divergências ideológicas e políticas. A mágoa perdura por décadas e atravessa gerações no pequeno vilarejo de Floresta (hoje denominado Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim/ES). Ali predomina um silêncio velado entre os descendentes, e o assunto foi “esquecido” pela maioria dos moradores. Foram feitas as mesmas perguntas a todos os entrevistados; as respostas foram organizadas de forma a dar ao espectador a noção do desconforto predominante e assim tecer um fio narrativo único entre os camponeses e estudiosos do tema. Ali a vila se comportou como um pequeno país. O micro desnuda o macro.

  1. #EleNão.doc – Mulheres Contra o Fascismo • DOC • 16′ • 2018

Em repúdio e repulsa às posturas machistas, racistas e armamentistas do candidato Jair Messias Bolsonaro, escudado por Mourão, Guedes, mais de 3 milhões de mulheres reuniram-se ao redor da hashtag #elenão em um grupo de Facebook que demonstrou ser capaz de realizar com sucesso a jornada das redes para as ruas. Foi uma maré gigantesca de protesto que ecoou até na imprensa internacional. Neste curta-metragem documental, A Casa de Vidro registra os agitos no coração do Cerrado brasileiro neste dia de floração da Primavera Feminista. Em Goiânia, estima-se que cerca de 20.000 pessoas estiveram presentes ao ato, que se concentrou na Praça Cívica, fluiu pela Avenida Goiás e Av. Anhanguera, para desaguar na Praça Universitária. O resultado é este documentário de 16 minutos, filmado por Eduardo Carli de Moraes e Renato Costa, que dá voz e visibilidade àqueles que tomaram o espaço de público para si neste momento histórico de tantas urgências e riscos.

  1. Brasil em Vertigem – Fragmentos • DOC • 40′ • 2019

Democracia em vertigem é uma narrativa cautelosa sobre os mais recentes acontecimentos da política brasileira. A produção mostra desde a ascensão à queda dos ex-presidentes petistas Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. A polarização política no Brasil e o impeachment de Dilma também fazem parte da trama documental.

  1. O Grande Ditador – Fragmento • DOC • 4′ • 1940

Em meio à Segunda Guerra Mundial e diante de toda a barbárie trazida pelos conflitos, bem como a ascensão dos regimes totalitários na Alemanha e Itália, a genialidade de Charlie Chaplin, mais uma vez, surpreende todo o mundo e marca indelevelmente a história do cinema. Com o filme “O grande ditador”, de 1940, Chaplin conseguiu captar e retratar o que se passava na Europa no período entre guerras realizando uma sátira que, apesar de cômica, traz uma ácida crítica ao nazismo e ao fascismo, demonstrando o quão absurdas eram as suas ideias e apontando as nefastas consequências de suas políticas de dominação e seleção social. Uma das cenas mais marcantes e importantes do filme está no discurso final. Por ser seu primeiro filme falado, Chaplin aproveitou para deixar ao mundo um recado que ressoa até nos dias de hoje.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

8 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

8 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

9 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

9 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

9 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

10 horas atrás