
Nesta terça-feira (24), acontece na Serra a 2ª Ação de Cidadania e Promoção da Igualdade Racial do Povo Cigano. O evento para comemorar o Dia Nacional do Cigano, acontece das 8 às 13 horas, no acampamento Eldorado, conhecido como Vila Cigana.
Durante a ação, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra (Sedir), a população cigana terá acesso a serviços de saúde, a orientação sobre os direitos, educação e cultura cigana, a informações sobre os programas sociais, além de poder emitir documentos.
Na Grande Vitória, a Serra é o município com maior número de acampamentos ciganos, totalizando quatro, onde moram 53 famílias. O povo cigano reside há aproximadamente 30 anos no município, tendo maior tempo de fixação na região de Macafé, por volta de 10 anos.
O Dia Nacional do Cigano foi instituído como forma de reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos. O povo cigano está presente em todas as nações do mundo, mas estudiosos afirmam que suas origens estão na Índia Antiga.
Leia também
Serviço
2ª Ação de Cidadania e Promoção da Igualdade Racial do Povo Cigano:
Dia: 24/05 – terça- feira, de 8h às 13h
Local: Acampamento de Eldorado (Vila Cigana)

