Documentário sobre Sérgio Sampaio será exibido em Praia Grande

Compartilhe:

O mês de novembro começa com a exibição do documentário Um Sampaio Teimoso, de Nayara Tognere, que revisita a trajetória do cantor e compositor cachoeirense Sérgio Sampaio. A obra audiovisual foi escolhida para ser exibida na terceira sessão do Cineclube Águas, que será no próximo sábado (1º), às 19h, na Casa Thelema, em Praia Grande, Fundão.

O documentário conta com imagens de arquivo de Sérgio Sampaio, entrevistas de amigos e familiares, como Luiz Melodia e Jardes Macalé, e de pessoas que não o conheceram, mas admiram sua obra, como Zeca Baleiro. Aborda questões como sua trajetória musical, a imagem que a imprensa criou dele, a atemporalidade de suas canções e o rótulo de “maldito”, que Sampaio recebeu por não se enquadrar nos padrões comerciais de sua época.

“A escolha do filme é uma homenagem ao artista cachoeirense. A sessão será acompanhada por uma noite dedicada à música e à poesia, com um sarau livre e aberto à participação do público”, diz o produtor cultural David Rocha.

Nascido em 1947, Sérgio Sampaio morreu aos 45 anos. Teve uma vida breve, mas com uma atuação musical intensa. Em sua trajetória, compôs sucessos como Que Loucura, música inspirada no poeta, compositor, jornalista, ator e cineasta Torquato Neto, e Eu quero é botar meu bloco na rua. Também gravou sucessos de outros artistas, como Cala Boca, Zebedeu, de autoria de seu pai, o maestro Raul Gonçalves Sampaio.

O Cineclube Águas exibirá seis produções audiovisuais. As sessões serão mensais. A última, no dia sete de fevereiro, contará com apresentação musical do cantor Marcos Monteiro. O Cineclube nasce com uma proposta de base comunitária, como alternativa de atuação em um território com pouca oferta de bens culturais. A intenção é movimentar o cenário local com uma agenda cultural que dialogue com diferentes públicos e que fortaleça o acesso, o consumo e também a produção audiovisual.

Por meio do Cineclube foi realizada uma oficina de fotografia com celular, com a fotógrafa Thais Gobbo. A atividade, gratuita, ocorreu nos dias 11 e 25 de outubro, na Casa Thelema. “A oficina teve grande participação e resultará em uma breve exposição fotográfica. O projeto vem se consolidando como um importante espaço de acesso e democratização da arte na região de Praia Grande”, comemora David Rocha.

O Cineclube Águas está sendo realizado por meio do edital de Difusão Audiovisual da Secretaria Estadual de Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também