Dias de calor exigem máscaras mais frescas e cuidados extras

Compartilhe:
Suor em excesso anula a eficácia do equipamento de proteção. Prefira máscaras de algodão e evite as de neoprene. Foto: Pixabay

O brasileiro está acostumado a lidar com os dias de calor extremo, especialmente durante o verão, mas a missão fica mais difícil com uma máscara no rosto. O cenário de pandemia persiste, assim como a necessidade do uso das máscaras. Com isso, o melhor a fazer é escolher os tecidos mais adequados para o acessório, além de aumentar o número de máscaras extras na bolsa, para intensificar a troca durante o dia.

“Os tecidos de algodão funcionam bem. As máscaras cirúrgicas são muito adequadas para os dias quentes por serem mais frescas, e atualmente já conseguimos encontrá-las com maior facilidade”, destaca a infectologista Ana Carolina D’Ettorres.

As máscaras caseiras são eficazes para os dias de calor, mas evite aquelas feitas de crochê, tricô ou outros materiais que tenham aberturas. “As máscaras com orifícios não devem ser usadas porque facilitam a disseminação de gotículas, e assim o contágio e transmissão”, alerta Ana Carolina.

Já as máscaras de Neoprene, uma espécie de borracha sintética, também devem ser evitadas. Além de não protegerem mais do que as de algodão, esses equipamentos esquentam mais do que os feitos em algodão.

Com o calor, pode surgir uma sensação de sufocamento com o uso da máscara, mas o equipamento não prejudica a respiração. “Devemos estar atentos para a frequência da troca das máscaras. Como a gente transpira mais com o calor, temos que usar uma nova máscara a cada duas horas. Coloque numa sacolinha e leve para casa. Durante as atividades físicas, as mesmas regras na escolha do material e troca devem ser seguidas”.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também