Diante de nova onda de Covid-19, Serra amplia testagem

Compartilhe:
Serra
Com nova onda de <<Covid-19, Serra amplia testagem de Covid-19. Créditos: divulgação.

A pandemia ainda não acabou, e atualmente o Brasil passa por uma nova onda de Covid-19. E tendo em vista esta situação, a Secretaria de Saúde da Serra amplia, a partir desta quinta (17), o horário e dias de testagem, no Laboratório Central Municipal, localizado em Jardim Limoeiro.

De acordo com o Painel Covid-19 do Governo do Estado, a Serra registra desde o início da pandemia até esta terça (15), 139.475 casos confirmados. E apesar de não haver óbitos registrados nos últimos 65 dias, os casos aumentaram devido as nova onda com a variante Ômicron BQ.1, no qual o primeiro caso foi confirmado no ES no último dia 7 de novembro. Vale ressaltar que a Serra já acumula 1,774 óbitos, sendo o bairro das Laranjeiras, em Jacaraípe, líder em números, com 83 óbitos. Além disso, o bairro de Colina de Laranjeiras é o que até o momento registrou mais casos, sendo no total 6.258.

Dessa forma, foi anunciado que a partir de amanhã (17) o atendimento no Laboratório Central Municipal passa a ser de segunda a sábado, das 8h às 12 horas e das 13h às 18 horas. Até então, o atendimento ocorria apenas de segunda a sexta até as 13h.

O munícipe poderá ser submetido tanto ao teste rápido, cujo resultado sai em minutos, quanto ao RT-PCR, com resposta em 48 horas.

+ Com artilheiro do campeonato, União F.C busca vitória em mata-mata na Serra

Não há necessidade de agendamento prévio, nem de encaminhamento médico. Basta apresentar documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS. Mais informações pelos seguintes telefones: 3338-6745 e 3338-6869.

Testes em Unidades de Saúde

Dentro da sua capacidade técnica, as equipes das Unidades de Saúde também realizam a testagem para a Covid-19. A recomendação da Saúde da Serra é que vá ao serviço mais próximo para saber os dias e horários disponíveis.

Uso obrigatório de máscara

O uso de máscara continua obrigatório nos serviços de saúde da Serra. Em abril deste ano, a Secretaria de Saúde da Serra publicou, no Diário Oficial, o decreto nº 2.689 (11 de abril de 2022), que estabelece a manutenção do item individual de segurança, apesar da flexibilização para seu uso em outros locais, sejam eles abertos ou fechados.

O documento mantém a obrigatoriedade do uso da máscara para acessar e permanecer nas Unidades Assistenciais de Saúde, como: Unidades de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), Laboratório Central Municipal, Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O decreto também inclui sua obrigatoriedade em Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também