Saúde

Dia Mundial do AVC | Especialista reforça importância da atividade física para reduzir risco da doença

A prática regular de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde e contribui para a redução de riscos de AVC. Foto: Divulgação

Um acidente vascular cerebral (AVC) pode acontecer com qualquer um, a qualquer hora e em qualquer lugar. A World Stroke Organization – WSO (Organização Mundial do AVC) afirma que, ao longo da vida, uma em cada quatro pessoas será acometida pela doença, mas, com as atitudes corretas, 90% dos casos podem ser evitados. Pensando nisso, neste ano, a campanha do Dia Mundial do AVC, lembrado em 29 de outubro, aborda o tema “Exercício para redução do risco” como forma de prevenir a doença.

Segundo o médico neurologista e coordenador da Unidade de AVC do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), José Antônio Fiorot Junior, fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo, obesidade e doenças cardíacas podem ser minimizados com a prática de atividades físicas. “O foco da campanha é a prevenção primária, fazer com que as pessoas saiam da inércia o mais rápido possível”, disse.

A prática regular de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde e contribui para a redução de riscos de AVC. Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), restrições foram impostas na tentativa de evitar a proliferação do vírus, entre elas o fechamento de academias e a proibição de qualquer tipo de aglomeração, inclusive para a prática de atividade física em locais públicos.

“Diante desse cenário, a WSO percebeu que as pessoas ficaram mais sedentárias. Com o afrouxamento das medidas de isolamento e obedecendo a etiqueta respiratória, a ideia é mudar isso”, pontuou Fiorot.

Para conscientizar sobre a importância da prevenção com a prática de exercícios físicos e também para alertar sobre o risco de AVC, a WSO, através da iniciativa #ConexãoAVC, traz uma programação totalmente virtual durante esta semana. Basta acessar o site www.conexaoavc.com.br e participar.

Risco grave nos mais jovens

Apesar de mais comum em idosos, pessoas com menos de 60 anos também podem ser surpreendidas pela doença. Fiorot explica que esses casos representam 20% dos AVCs, e as causas normalmente são genéticas, com doenças que aumentam as chances de formar trombos no corpo; traumas no pescoço que causam dissecção da artéria – ruptura do revestimento interno da artéria vertebral; ou quando a pessoa tem uma doença no coração e precisa colocar prótese antes dos 60 anos de idade.

“O AVC pode acontecer com qualquer um e a qualquer momento. Porém, os mecanismos acarretados nas idades são diferentes. Geralmente, o AVC pode ser mais grave no jovem – aquele com menos de 55 anos – porque não tem circulação colateral, ou seja, não há outra saída para o sangue circular. Quando idoso, o cérebro vai abrindo outros caminhos que conseguem irrigar, mas no jovem não. Caso haja entupimento de uma artéria de grande calibre, como no pescoço ou na artéria cerebral média, o AVC causará mais sequelas”, esclareceu Fiorot.

Números

Em 2019, a Secretaria da Saúde (Sesa) registrou 3.487 internações e procedimentos decorrentes de AVC; até agosto de 2020, são 2.508. Em relação a óbitos ocasionados por doença cerebrovascular, foram 575 até agosto de 2019 e 324 até agosto deste ano.

Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é a responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

11 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

12 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

12 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

13 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

13 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

13 horas atrás