Dia do Meio Ambiente: indústria da Serra dá bons exemplos de sustentabilidade

Compartilhe:

Hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, vale dar destaque para as empresas da Serra que incluem, no dia a dia, práticas que ajudam a preservar a natureza. Na indústria, a Viminas Vidros Especiais, transformadora e beneficiadora de vidros localizada no Civit II, dá bons exemplos de sustentabilidade.

A começar pela matéria-prima usada pela empresa: o vidro tem um potencial altíssimo de reciclagem, figurando como um produto amigo do meio ambiente.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Para reforçar o compromisso com a sustentabilidade, a Viminas inclui, na rotina de processos, ações com foco na preservação.

“Toda a água utilizada no processo industrial é reaproveitada na produção, por meio da nossa Estação de Tratamento de Efluentes”, contou o presidente da empresa, Rafael Ribeiro.

A Viminas também seleciona resíduos recicláveis provenientes do processo produtivo e destina a empresas licenciadas, para que sejam reciclados. Outro bom exemplo é a reutilização, na entrega e no transporte dos produtos, materiais como madeira, papelão e isopor, que chegam à fábrica nas embalagens das chapas de vidro que a empresa recebe.

“Também promovemos palestras e treinamentos internos que abordam questões ambientais, a fim de conscientizar nossa equipe”, comentou Rafael.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também