Faça chuva ou sol, nos grandes centros urbanos ou nas regiões rurais, o eletricista é fundamental para que a energia chegue com segurança e qualidade onde a população está. Por isso, neste 17 de outubro – Dia do Eletricista – o Jornal Tempo Novo conta a história de Paulo Lozer.
Paulo Lozer, 37 anos, cresceu cercado por fios, ferramentas e histórias de quem dedicou a vida à eletricidade. Filho e irmão de eletricistas, aprendeu desde cedo o valor da responsabilidade de levar energia a quem precisa. Inspirado pelas experiências do pai, que ingressou na antiga Escelsa em 1962, e do irmão, que também seguiu a profissão por um período, Paulo decidiu dar continuidade ao legado da família.
A oportunidade de participar do curso Coman — que mais tarde se tornaria a Escola de Eletricistas, em parceria com o Senai — marcou o início de sua trajetória profissional. Em 2011, ele ingressou na EDP e, hoje, atua atendendo ocorrências em regime de plantão, sendo um dos responsáveis por restabelecer o fornecimento de energia em situações emergenciais.
Com 14 anos de experiência na empresa, Paulo mantém o entusiasmo do início da carreira. “Estou há 14 anos na EDP e sigo com a mesma paixão do primeiro dia. O cliente é o motivo de tudo. Quando a gente restabelece a energia e vê a reação das pessoas, é gratificante”, afirma.
Leia também
Para ele, ser eletricista vai além da parte técnica — é uma missão que garante conforto, segurança e qualidade de vida para milhares de pessoas.

