
Após a liberação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Serra e demais cidades do Espírito Santo que possuem linhas do Sistema Transcol terão a circulação de ônibus sem a cobrança de passagem no dia 30 de outubro – votação do 2º turno das eleições. A gratuidade foi anunciada pelo Governo do Estado e a portaria, que oficializa o ato, deve ser publicada até a próxima sexta-feira (21).
De acordo com fontes ligadas ao Governo do Estado, que conversaram com o Jornal TEMPO NOVO, a ideia de fornecer o transporte público de forma gratuita vem com o intuito de reduzir a abstenção que o Espírito Santo teve no primeiro turno das Eleições 2022.
Desta forma, será garantido o direito de voto as pessoas que muitas vezes sequer possuem o dinheiro de passagem para ir votar e retornar as suas casas.
No primeiro turno, mais de 600 mil pessoas deixaram de ir votar no Espírito Santo.
Além da disponibilidade de passagem gratuita, o Governo do Estado deve aumentar em 70% a frota no dia da eleição. Serão cerca de 1.000 ônibus nas ruas da Grande Vitória.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
Gratuidade será 100% em todas as linhas do Transcol
O Estado já adiantou que a gratuidade será para 100% das linhas do Transcol. No entanto, ainda não sabe se a catraca será liberada ou se os passageiros utilizarão as portas traseiras para embarcarem e desembarcarem.
Ainda está sendo estudado o impacto financeiro da gratuidade. Porém, o Estado bancará os gastos através dos subsídios concedidos às empresas que operam o Sistema Transcol.
A gratuidade, vale ressaltar, foi autorizada em todo o Brasil após decisão do ministro do STF, Luís Barroso.

