O dia de São Francisco de Assis, santo católico padroeiro dos animais e guardião da natureza, é celebrado neste sábado (4). Na Serra, a data é marcada pela tradicional bênção dos animais na paróquia que leva o nome do santo — confira, ao fim da matéria, alguns registros do evento.
Nascido na Itália, no século XII, Francisco recebeu o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone. Ele abandonou seus bens, rompeu com a família e viveu uma vida dedicada aos valores de Cristo, tornando-se uma referência de humanidade e cuidado com os mais vulneráveis. O santo também fundou a Ordem dos Franciscanos, que tem como um de seus princípios o voto de pobreza para a vida com Deus.
Na Serra, a paróquia localizada no bairro Parque Residencial Laranjeiras recebe o nome de São Francisco de Assis. Tradicionalmente, na data comemorativa, é realizada a bênção dos animais domésticos, seguida por um almoço comunitário e caritativo, dedicado às pessoas em situação de rua.
Neste ano, a missa foi celebrada pelo padre Jones, que relembrou a importância dos animais aos olhos de Deus e ressaltou a necessidade da vacinação e dos cuidados não apenas com os animais domésticos, mas também com aqueles que vivem nas ruas.
Leia também
Dia de vacinação contra a raiva
A Campanha de Vacinação Antirrábica 2025 da Serra vai para uma nova fase neste final de semana: início da imunização dos animais domésticos nos bairros do município. Ao todo, neste início, 37 bairros serão contemplados pela Secretaria Municipal de Saúde, em diferentes pontos de vacinação. Veja a lista dos endereços em cada bairro abaixo.
No sábado (23), os moradores de 26 bairros – como Cidade Nova, Belvedere, Santo Antônio e Jardim Bela Vista – podem levar seus bichinhos das 8h às 17 horas, nos locais apontados pela prefeitura. Clique no link e veja a lista dos bairros para sábado (http://www.serra.es.gov.br/download/1759168265734-postos-bairros-2-colunas-5-dia-1.pdf)
Já no domingo (5), também das 8h às 17 horas, será a vez de outros 14 bairros – como Laranjeiras Velha, Diamantina, José de Anchieta e Jardim Carapina. Clique no link e veja a lista dos bairros para domingo (http://www.serra.es.gov.br/download/1759168450139-postos-bairros-2-colunas-6-dia-2.pdf)
Bênção dos animais
Confira os principais registros da celebração:











