
O mês de dezembro é vermelho. A cor é para alertar sobre a prevenção da Aids e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). E hoje (1) é o início da campanha e a data marca o Dia Mundial de Combate à Aids, que foi instituído em 27 de outubro de 1988, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Espírito Santo tem uma média de 1.200 novos casos por ano de infecção pelo vírus HIV. Em 2018, foram notificados 1.070 casos; em 2019, foram notificados 1.195 casos novos – destes, 911 eram do sexo masculino (76,3%) e 284 do sexo feminino (23,7%), demonstrando uma razão de sexo de 3,2 homens para cada mulher infectada.
A principal forma de transmissão do vírus foi por relações sexuais (99%) no ano de 2019. O maior aumento de casos novos em 2019 ocorreu entre pessoas do sexo masculino, na faixa etária de 20 a 39 anos (603 casos), com 24% de aumento comparado ao ano de 2014 (485 casos).
O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra que disse que em 2020, são 136 casos notificados de HIV até o momento. Em 2019, foram 211. Também disse que os testes são ofertados em todas as unidades de saúde da Serra e no CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento em IST, HIV e Hepatites Virais e Serviço de Assistência Especializado em IST, HIV e Hepatites Virais).
Leia também
Neste ano, no período de janeiro a maio no ES, foram notificados 486 novos casos de HIV – a análise completa ocorre somente ao completar o ano, pois Aids é uma doença crônica e as notificações dos casos geralmente são feitas até junho do ano seguinte. Atualmente, 12.985 pessoas que vivem com HIV/Aids no Estado, e estão sendo tratadas com antirretrovirais nos Serviços de Atendimento Especializado em AIDS (SAE).
O diagnóstico precoce pode ser realizado por meio dos testes rápidos para o HIV, gratuitos e disponíveis nas Unidades Básicas de todos os municípios capixabas. O resultado do exame fica pronto em 30 minutos. Recentemente, a Secretaria da Saúde (Sesa) repassou aos municípios 930 mil testes rápidos para o diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatite B e C.
Na Serra, segundo a Sesa, os testes HIV, SÍFILIS E HEPATITES B e C podem ser feitos no Serviço de Atendimento Especializado Centro de Testagem e Aconselhamento que fica na Rua Homero Pimentel Lopes –nº 78 –Bairro Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O telefone do local é o 27 3338-7010/3328-3153.
Tem também o Serviço de Atendimento Especializado Hospital Estadual Dório Silva que fica na rua Eudes Sherrer, s/n – Parque Residencial Laranjeiras. Telefone: 3138-8904.
O Estado também repassa, mensalmente, insumos de tratamento como medicamentos de alto custo para o tratamento da IST e das Infecções Oportunistas da Aids, e todos os medicamentos antirretrovirais e penicilina enviados pelo Ministério da Saúde.
No Estado, há 26 Serviços de Atendimentos Especializados (SAE) em HIV, Sífilis e Hepatites Virais, que realizam o tratamento e acompanhamento de pessoas vivendo com HIV/Aids. Além disto, para ampliar a testagem para o HIV, o Espírito Santo conta ainda com 44 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e a Van do CTA Itinerante, da Sesa. Em todas as unidades de saúde dos municípios, além dos SAE em HIV, Sífilis e Hepatites e os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) estão distribuídas em todas as regiões de saúde do Estado.

