O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) emitiu um alerta para os motoristas que ainda não regularizaram o Licenciamento de 2025. Atualmente, 898 mil veículos estão com pendências e não podem emitir o documento atualizado. A partir do dia 1º de outubro, esses automóveis estarão sujeitos a multas e até apreensão durante fiscalizações.
O Espírito Santo possui uma frota de 2.594.608 veículos. Desse total, 898.036 ainda não quitaram o Licenciamento 2025, conforme apurado pelo Portal Tempo Novo.
A Serra possui a maior frota de veículos do Espírito Santo e também lidera nas pendências: dos 276.425 veículos registrados no município, 105.109 ainda não regularizaram o Licenciamento 2025.
Segundo o Detran, em toda abordagem de rotina o Licenciamento anual é verificado. No entanto, o calendário oficial determina que a fiscalização exigindo o documento de 2025 começa em 1º de outubro. A partir desta data, os carros e motos podem ser apreendidos e os responsáveis multados.
Leia também
Regras para o Licenciamento 2025
Para obter o documento, o motorista precisa quitar todas as pendências financeiras vinculadas ao veículo, incluindo:
- IPVA
- Taxa de licenciamento
- Multas de trânsito
- Taxas de serviços, se houver
Também é necessário resolver eventuais restrições administrativas, como baixa de gravame, transferência de propriedade, recall pendente ou necessidade de vistoria para emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV).
Os motoristas podem consultar débitos e pendências acessando o site do Detran, onde também estão disponíveis o calendário do IPVA, informações sobre o Licenciamento 2025 e a emissão de boletos.
Penalidades aos motoristas
Dirigir sem o Licenciamento em dia é considerado infração gravíssima, de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade inclui:
- Multa de R$ 293,47
- Sete pontos na CNH
- Possibilidade de apreensão do veículo
Detran permite pagamento imediato
O Detran lembra que, em caso de abordagem, o motorista pode quitar os débitos na mesma hora utilizando PIX, autorizado para uso em blitz da Polícia Militar ou de outros órgãos de trânsito.

