Boa notícia para quem sonha em tirar ou atualizar a carteira de motorista, mas não tem condições de pagar. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciou que a segunda fase do programa CNH Social 2025 vai ofertar mais 3.500 vagas gratuitas ainda neste ano.
A nova etapa está prevista para ser iniciada a partir de agosto, e será destinada a moradores de baixa renda que estejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) ou que participem de programas sociais estaduais ou federais.
Carteira de motorista de graça: o que está incluso
A nova rodada do CNH Social permitirá o acesso gratuito a:
- Primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro);
- Adição de categoria, para quem já tem A ou B e deseja incluir a outra;
- Mudança para categoria D ou E, voltada a quem pretende atuar no transporte de passageiros ou condução de veículos de carga.
Todo o processo é pago pelo Governo do Estado: autoescola, exames médicos, aulas teóricas e práticas, taxas e provas.
Leia também
Como fazer a inscrição no CNH Social?
As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Detran, assim que o edital for publicado. A seleção priorizará critérios socioeconômicos, por isso é essencial que o interessado esteja com o CadÚnico atualizado.
A expectativa é de grande procura, como ocorreu na primeira fase deste ano, que teve mais de 82 mil inscritos. A cidade da Serra liderou as inscrições, com mais de 11 mil candidatos interessados, de acordo com dados do Portal Tempo Novo.
CNH Social já beneficiou 64 mil pessoas

A CNH Social é uma das principais iniciativas do governo estadual para combater desigualdades e promover inclusão no mercado de trabalho: especialmente nos setores de transporte, logística e entregas.
Desde a criação do programa, em 2011, mais de 64 mil pessoas já foram beneficiadas. O governador Renato Casagrande reforça a importância do projeto:
“É um programa robusto que orgulha a nossa gestão. Muitas pessoas me relatam que conseguiram um emprego ou realizaram um sonho por meio da CNH Social”, declarou.
O diretor do Detran, Givaldo Vieira, também destacou que a ação vai além do acesso ao documento:
“Trata-se de uma ferramenta que dá dignidade, gera empregos e ainda fortalece a independência de muitas mulheres capixabas, promovendo autonomia e segurança para milhares de famílias.”
Programa do Detran
O CNH Social é desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo, em parceria com o Detran, e oferece acesso gratuito à habilitação para pessoas de baixa renda. A proposta é reduzir barreiras financeiras e facilitar a entrada no mercado de trabalho formal.
Além da habilitação, o programa também oferece cursos de conscientização no trânsito, com foco na segurança viária e redução de acidentes.

