Descaminho animal

Compartilhe:

Por Ana Paula Bonelli

Um assunto que tomou conta de redes sociais dos serranos nesta semana foi a denúncia de maus-tratos no Centro de Controles de Zoonozes da Serra (hoje Vigilância Ambiental em Saúde). O problema foi levado ao Ministério Público Estadual e a CPI dos Maus-Tratos a Animais da Assembleia Legislativa pela ong Amizade é um Luxo.

Mas não é de hoje que a situação do local chama a atenção de pessoas ligadas à proteção animal. O CCZ da Serra nunca foi um abrigo adequado para animais de rua. O circo dos horrores para os seres de quatro patas já vem também de outras gestões, não é privilégio apenas do governo de Audifax Barcelos.

Eutanásia em animais que ainda teriam esperança de vida, falta de higiene, truculência na lida com os bichos são alguns dos pontos denunciados pela ong. Tem fotos que mostram uma verdadeira inundação de xixi nas baias dos cães e cadelas com doenças perceptíveis a olho nu.

Um dos únicos avanços na área do município foi a inauguração do Centro de Controle de Natalidade Animal em janeiro de 2012, na gestão anterior a de Audifax. Naquela época a previsão é que seriam realizadas de 80 a 100 cirurgias por mês. Um sonho né? Mas não foi bem assim que aconteceu, o centro cirúrgico funcionou por um tempo e depois paralisou suas atividades. Desde que isso aconteceu a reclamação é geral e vem aumentando a cada dia.

Para os senhores governantes fica a dica: castração é a solução, o bem-estar animal está em alta, então invistam nisso. E digo mais: os servidores contratados para este serviço precisam respeitar os bichos.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também