Deputados propõem Comenda Francisco de Assis para defensores da causa animal no ES

Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet

Por meio do Projeto de Resolução (PR) 20/2025, os deputados estaduais Janete de Sá (PSB) e Marcelo Santos (União) pretendem instituir, na Assembleia Legislativa (Ales), a Comenda do Mérito Legislativo Francisco de Assis, destinada a personalidades ou a entidades representativas cujo trabalho ou atuação se destaque na luta em favor da causa animal no Espírito Santo.

De acordo com o texto, a comenda será concedida para até 30 homenageados, preferencialmente em sessão solene, e será acompanhada de diploma; poderá ainda ser concedida em memória do homenageado, caso já falecido.

Na justificativa do projeto, os autores destacam que o patrono dos animais e do meio ambiente [São Francisco] “representa valores que transcendem fronteiras religiosas e inspiram causas ecológicas em todo o mundo”.

“Nesse dia, milhões de pessoas se reúnem para homenagear e refletir sobre os valores que ele representou, sobretudo aqueles ligados à causa animal. A data de 4 de outubro se tornou, assim, um símbolo de celebração da vida dos animais em todas as suas formas, além de um convite à reflexão sobre a necessidade de zelar pelo cuidado, saúde e bem-estar desses seres que acompanham a humanidade desde os seus primórdios”, diz a mensagem dos deputados.

O PR 20 passará pelas comissões de Justiça, de Proteção e Bem-Estar dos Animais e de Finanças da Ales.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também