Os recentes episódios de violência na Serra – como os incêndios de ônibus em diferentes bairros, o assassinato da menina Alice em Balneário de Carapebus e o ataque registrado no último domingo (21) – levaram os deputados estaduais da cidade a se reunir com o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, e o subsecretário de Inteligência, Romualdo.
A reunião teve como objetivo cobrar reforço na segurança pública do município e ampliar o policiamento nos bairros mais afetados pelo aumento da violência. Durante o encontro, o secretário Leonardo Damasceno anunciou medidas e assegurou que o governo do Estado está empenhado no enfrentamento às facções criminosas.
“O município da Serra é prioridade. Já tivemos prisões relacionadas aos ataques e seguimos com investigações avançadas. O governador Renato Casagrande determinou reforço do policiamento, e não abriremos mão do bom combate. Não vamos perder nenhum centímetro do nosso território para o crime organizado. A família capixaba é prioridade para todos nós”, disse o secretário.
Deputados da Serra
Participaram da reunião os deputados estaduais Vandinho Leite, Alexandre Xambinho, Fábio Duarte e Pablo Muribeca.
Leia também
O deputado Vandinho Leite ressaltou a gravidade do momento:
“Nós, que somos moradores da Serra, nos reunimos para buscar respostas e soluções. Estamos atentos e não podemos aceitar que famílias sejam vítimas do crime. Nossa prioridade aqui é oficializar nosso pedido à Sesp na garantia de ações efetivas das forças de segurança para proteger quem mora e trabalha na cidade.”
Já o deputado Alexandre Xambinho destacou a preocupação com a escalada da violência:
“Minha preocupação é com a sequência de ocorrências graves que vêm se repetindo em Balneário de Carapebus e também em outros bairros da Serra. Esses ataques aos ônibus são verdadeiros atos terroristas contra o trabalhador, que perde seu meio de transporte. Pedi mais rigor e intensidade nas ações de segurança. Precisamos identificar e prender os mandantes que ordenam esses crimes. Não podemos deixar que isso vire rotina. É fundamental haver integração das forças policiais com a inteligência. Esses acontecimentos não refletem a cidade da Serra.”
O deputado Fábio Duarte frisou o medo que atinge a população:
“Esses acontecimentos deixam a todos temerosos. A insegurança causa um medo muito grande na população, e precisamos reagir com firmeza.”
Escalada da violência na Serra
A reunião ocorreu em meio a uma série de ataques registrados desde quinta-feira (18), todos motivados por conflitos entre facções criminosas, conforme informado pelo Portal Tempo Novo. A cronologia inclui depredações e incêndios de cinco ônibus em diferentes bairros da Serra, além de mortes em confrontos com a Polícia Militar.
- Quinta-feira (18): suspeito morto em confronto no bairro Cidade Pomar.
- Sexta-feira (19): ônibus incendiado em Nova Carapina II; outro veículo atacado na BR-101, em Cidade Pomar.
- Sábado (20): criminosos incendiaram um ônibus em José de Anchieta III após a morte de Gustavo Anésio Cossi, o “Piloto”, em Planalto Serrano. Outro coletivo também foi alvo de ataque em José de Anchieta I.
- Domingo (21): mais um ataque armado foi registrado em Balneário de Carapebus.

