O deputado federal Da Vitória (PP) utilizou as redes sociais para declarar que votará contra o Projeto de Lei que estabelece vistorias periódicas obrigatórias para veículos com mais de cinco anos de uso, em discussão na Câmara dos Deputados.
Segundo o parlamentar, o motorista já é taxado com IPVA, licenciamento, seguro e outros impostos e não precisa arcar com mais uma conta. “Se depender do meu voto, não será aprovado. Segurança no trânsito é importante, mas não pode ser uma desculpa para o brasileiro pagar mais e ver o custo de vida só aumentando”, disse ele.
Entenda a proposta:
O Projeto de Lei 3507/2025, de autoria do deputado Fausto Pinato (PP-SP), passou pela Comissão de Viação e Transportes (CVT), da Câmara dos Deputados, traz mudanças nas regras de vistoria veicular estabelecidas atualmente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), determinando que a inspeção seja realizada de forma periódica e obrigatória para veículos que tenham a partir de cinco anos de fabricação.
Leia também
Segundo o texto atual, circular com o veículo sem a vistoria ou laudo passa a se configurar infração grave, com perda de cinco pontos na CNH e multa no valor de R$ 195,23. Os veículos podem ainda ser retidos para regularização.