
Em uma manifestação pública, o deputado estadual Vandinho Leite, Presidente Estadual do PSDB, divulgou sua indignação com a recente decisão de relocar a consagrada Vitória Stone Fair para São Paulo, renomeando-a para Marmomac Brazil. A mudança é vista pelo parlamentar como um desrespeito à posição do Espírito Santo como coração da indústria de rochas ornamentais no Brasil e ao legado cultural do estado.
Vandinho sustenta que desde sua fundação em 2003, a feira se solidificou como um evento de prestígio internacional e é tratada como orgulho para os capixabas, destacando o Espírito Santo como líder nacional na produção e exportação de rochas ornamentais. Ele citou que em 2023, o estado foi responsável por uma fatia impressionante de 82,24% do valor total das exportações brasileiras do setor, com a cidade da Serra contribuindo com 30% desse volume.
No documento o deputado destaca que o evento, além de ser uma vitrine para o Espírito Santo no cenário global, gera benefícios econômicos locais, impulsionando o setor hoteleiro e turístico e projetando o estado no mapa mundial. Vale ressaltar que segundo os próprios organizadores, a expectativa para este ano é movimentar aproximadamente R$ 1 bilhão em negócios, o que na visão de Vandinho explicita sua eficiência enquanto evento do setor para o giro dos negócios.
O deputado lembrou também que além da contribuição histórica do estado, o Espírito Santo também absorver os desafios ambientais e urbanos enfrentados em decorrentes dessa atividade. “O Espírito Santo, ao longo dos anos, absorveu os impactos ambientais, como o intenso tráfego de caminhões, enquanto o governo e a Assembleia Legislativa investiam em infraestrutura para apoiar o setor”, disse.
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Na nota, Vandinho disse que mudar o evento para São Paulo é percebido como um golpe para o Espírito Santo. “A transferência é vista como um benefício para outros estados, que têm uma contribuição marginal para o setor, minimizando a relevância do Espírito Santo no contexto internacional das rochas ornamentais”, aafirmou.
O tucano ainda fez um apelo aos organizadores e responsáveis pela Vitória Stone Fair para reconsiderarem a decisão, em respeito à tradição, ao legado e à importância econômica do Espírito Santo no setor de rochas ornamentais. “Assim como a moqueca representa a culinária capixaba, as rochas ornamentais são vistas como um elemento fundamental da identidade do estado”, comparou.
E finalizou: “A Vitória Stone Fair simboliza um orgulho para o Espírito Santo, um orgulho que seus cidadãos esperam preservar, apelando para que essa história de sucesso não se transforme em uma fonte de desilusão para o estado que mais contribui para o setor de rochas ornamentais no país”.
O que diz os organizadores
Em material divulgado no site do evento, foi confirmado que a partir de 2025 a Vitoria Stone Fair passará a se chamar Marmomac Brazil e será realizada em São Paulo. A primeira edição já tem até data e local marcado e acontecerá entre os dias 18 a 20 de fevereiro, no Anhembi.
Segundo os organizadores a união da feira de Vitória com a Marmomac, a principal feira de rochas do mundo, que acontece há mais de 50 anos em Verona, na Itália, atende a uma demanda do setor que pretende alcançar novos mercados. A ideia, segundo eles é alavancar e potencializar o crescimento. “O setor de rochas brasileiro tem uma representatividade muito grande no cenário mundial, por isso, essa expansão para Marmomac Brazil. Esta mudança marca um outro grande passo na união do setor. Nosso trabalho é levar o setor capixaba, que é o maior estado produtor do país, ainda mais longe”, afirmou Ed Martins, presidente do Sindirochas.
O presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado, afirma que a transformação é necessária. “Essa mudança é um passo importante para o futuro do setor de rochas naturais. A combinação da marca Marmomac, reconhecida internacionalmente como símbolo de excelência no setor de pedras, com a feira no Brasil, cria novas oportunidades”.
Os organizadores defendem que o novo posicionamento vai permitir diversificar ainda mais o público da feira, principalmente arquitetos e designers. “A cidade, que é um dos maiores centros urbanos do Brasil, tem uma posição estratégica para atrair novos consumidores e fomentar novos negócios”.
Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento, afirma que a ideia é potencializar as riquezas do Espírito Santo. “A Vitoria Stone Fair não está deixando o Estado. Estamos expandindo, ampliando a visibilidade das empresas capixabas. Precisamos olhar um passo a frente para ganhar novos mercados. Nós ainda temos uma série de projetos que irão acontecer no Espírito Santo, além da Cachoeiro Stone Fair que seguirá ainda mais fortalecida”, disse. Flavia lembrou de quando a Vitoria Stone Fair foi criada. “Décadas atrás, trouxemos a Cachoeiro Stone Fair para Vitória e fortalecemos ainda mais a presença em Cachoeiro. Agora estamos expandindo a Vitória Stone Fair para São Paulo, é o mesmo caminho”, acrescentou.

