Deputada quer câmeras de vídeo e áudio em viaturas do ES

Compartilhe:

 

Visando proteger policiais e pessoas alvo de abordagens da Polícia, tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 143/2023, que propõe implantar o programa Olho Vivo no Espírito Santo, a fim de instalar câmeras de vídeo e áudio nas viaturas que atendem às áreas de segurança pública e defesa civil no Estado. A proposta é da deputada Iriny Lopes (PT).

De acordo com a iniciativa, as viaturas adquiridas após a publicação da possível lei deverão obrigatoriamente vir com esse tipo de dispositivo e também com equipamento de Sistema de Posicionamento Global (GPS). A critério do Poder Executivo, as câmeras também poderão ser instaladas nos veículos antigos.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Os equipamentos deverão estar integrados ao sistema de comunicação central dos órgãos de segurança pública e defesa civil, com a geração e transmissão de imagens e som em formato digital, e tendo capacidade de registrar toda a atividade diária. Os registros deverão ser preservados por cinco anos.

Além das viaturas, o Governo ainda terá a opção de acoplar microcâmeras nos uniformes dos policiais civis e militares que exerçam atividades externas de polícia investigativa e ostensiva. Para a deputada, tais medidas podem contribuir para a solução de crimes que envolvam agentes da segurança e ajudam os bons profissionais dessa atividade.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também