Categories: Notícias

Depois de 35 anos Dim Dom deixa Laranjeiras

Pedro Tozetti e as filhas Fabiana e Flávia vão levar o negócio para Morada de Laranjeiras, bairro está passando por expansão imobiliária. Foto: Eci Scardini

Eci Scardini

‘É como muita dor no peito, um nó na garganta e tristeza que estamos fechando nossas portas em Laranjeiras, depois de 35 anos de funcionamento, no mesmo endereço. Eu e minhas filhas’. Esse é o desabafo do supermercadista Pedro Tozetti Neto, dono do Supermercado Dim Dom, o último da primeira geração de comerciantes de Laranjeiras a se render à especulação imobiliária e à mudança de perfil dos consumidores do bairro.

‘Resistimos o quanto pudemos, mas no mundo dos negócios não dá para lutar contra a razão em favor da emoção não; Laranjeiras vêm perdendo ao longo dos anos o status de bairro residencial e se transformando no principal polo comercial e de serviços da Serra; com isso perdemos muitas famílias clientes, que lotavam os carrinhos de compras e ganhamos clientes que compram miudezas para consumo imediato e com isso as contas passaram a não fechar mais’. Destaca Pedro ‘Dim Dom’, como é chamado.

O Dim Dom não vai fechar as portas; ela vai mudar de endereço e passará a funcionar na Avenida Copacabana, em Morada de Laranjeiras, já no próximo domingo, dia 22. O prédio onde funciona o supermercado, na Avenida Central, esquina com a Norte-Sul, foi alugado para uma loja de brinquedos e uma ótica.

É intrínseca a relação de Laranjeiras e o Dim Dom. Ali dentro foi o palco de muitas conversas, de muitas alegrias, de muitos desabafos, de muitas lamúrias. Ali se falava de tudo: de mundo, de Brasil, de Estado, do Município e do próprio bairro. Futebol, esportes em geral, política, vida pessoal. Piadas, lorotas, causos, romaria dos homens; tudo era tratado ali.

Do Dim Dom viu-se Laranjeiras se agigantar, crescer para todos os lados e sentidos; viu-se a transformação de um bairro de operários para o principal polo comercial da cidade. Dali viu-se passar o primeiro ônibus do Transcol, nos idos de 1980. Aquele ponto nevrálgico que é o cruzamento da Norte-Sul com a Avenida Central, já se viu centenas de manifestações; ali é o ponto de maior fluxo de pessoas de Laranjeiras.

O fechamento do Dim Dom deixará um vazio; pois é ali que boa parte da velha guarda de Laranjeiras se encontra durante todo o dia, até o fechamento da loja. O fim do Dim Dom será o fim de muitas memórias futuras, pois não há outro local para substituí-lo; nem geograficamente e nem com a alma que se encontra ali.

Pedro Tozetti e as filhas Flávia e Fabiana asseguram as mesmas portas abertas e o mesmo carinho e calor humano que estiveram presentes por esses 38 anos em Laranjeiras, continuaram abertas e com a mesma receptividade na principal avenida de Morada de Laranjeiras.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

3 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

4 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

4 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

4 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

5 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

5 horas atrás