Defeso do caranguejo começa e venda fica proibida

Compartilhe:
caranguejo

O defeso do caranguejo-uçá começa nesta sexta-feira (10) e até o dia 15 deste mês a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do crustáceo ficam proibidas. Também está proibida a comercialização das partes isoladas como quelas, pinças, garras ou desfiado.

Segundo a Prefeitura da Serra, as equipes de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente estão nas ruas do município para alertar comerciantes e consumidores sobre o período de defeso.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Este é o primeiro defeso do ano. Haverá ainda outros três períodos de reprodução do crustáceo que deverão ser respeitados: 2º período: de 9 a 14 de fevereiro; 3º período: de 9 a 14 de março e 4º período: de 7 a 12 de abril.

O defeso é realizado durante o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

Confira os períodos do defeso do caranguejo-uçá em 2020:

1º período: de 10 a 15 de janeiro

2º período: de 9 a 14 de fevereiro

3º período: de 9 a 14 de março

4º período: de 7 a 12 de abril

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também