Defesa Civil em alerta para fortes chuvas e ventania na Serra

Compartilhe:
chuva
Crédito: Arquivo Tempo Novo
chuva
Em função do alerta, a Defesa Civil, da Serra está de prontidão pois há possibilidade de haver ventos fortes e tempestade. Crédito: Divulgação

O Espírito Santo está em alerta para a possibilidade de fortes chuvas que podem atingir as cidades capixabas – inclusive a Serra – a partir desta quinta-feira (24). Para se ter uma ideia, somente na Serra, estão previstos 148 milímetros de chuva em três dias. De acordo com institutos de meteorologia, há risco de alagamentos, descargas elétricas e deslizamento de terra.

Em função do alerta, a Defesa Civil, da Serra está de prontidão pois há possibilidade de haver ventos fortes e tempestade.

A recomendação é de que, no primeiro sinal de perigo, moradores de áreas de risco deixem suas casas, e busquem abrigo junto de amigos e familiares mais próximos.

Em caso de emergência, o atendimento da Defesa Civil municipal acontece 24 horas, e pode ser solicitado pelo telefone 99938-9500.

Para a sexta-feira (25) e sábado (26), o cuidado deve ser redobrado. A previsão é de que mais de 70 milímetros de chuva cheguem ao município.

+ Fim de semana vai ter mutirão de vacinação contra Covid na Serra

No domingo, a chuva deve continuar, mas em menor intensidade. A previsão deve ser de até 50 milímetros.

De acordo com o Climatempo, somente para a sexta-feira (25), há previsão de queda de 75 mm de chuva em poucas horas. Esse grande volume pode causar grandes problemas em áreas de risco, além de alagamentos de avenidas e rodovias importantes para a cidade.

O fenômeno ocorre, ainda segundo o Climatempo, a circulação dos ventos em médios e altos níveis da atmosfera, com o ar quente e úmido presente sobre o Brasil, influência na formação de áreas de instabilidade no Sudeste.

Nesta quinta-feira (24), esta área de baixa pressão ganha força, deixando o estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Espírito Santo com alerta para temporais. Esta chuva forte e intensa poderá vir acompanhada de descargas elétricas e fortes rajadas de vento.

Entre a sexta-feira e o sábado (26), a chuva forte se concentra no Espírito Santo.

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também