De Jacaraípe para o mundo: Thaís Sant’Ana vence travessia aquática em Nova Iorque

Compartilhe:
Thaís Sant'Ana Nova Iorque

No último sábado (16), a ultramaratonista aquática Thaís Sant’Ana, de 33 anos, se tornou a primeira mulher do Espírito Santo – e a terceira brasileira – a completar a tradicional volta à Ilha de Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A atleta iniciou sua trajetória no esporte ainda na infância, em uma escolinha de natação da Serra. Atualmente ela mora em Campinas (SP).

Thaís concluiu a prova com 8 horas, 25 minutos e dois segundos, com largada e chegada no Pier A. “Foram 47 quilômetros e quatro pessoas participaram do desafio, com largada à 1h da tarde, com chegada por volta das 9h24 da noite. O finalzinho do trecho do Rio Hudson foi à noite. Hidratação e alimentação são feitas com ajuda do caiaqueiro, de forma rápida, a cada meia hora”, disse Thaís.

De acordo com apuração do TN, a nadadora morou em Castelândia e depois se mudou para Jacaraípe. “No início, meu principal incentivo foi a Aest, em Manguinhos, com o professor Claudino Júnior. Já na Aert desenvolvi a natação, também na forma competitiva, na piscina e, depois, em águas abertas, com a professora Fernanda Machado. Minha formação profissional foi 100% no Espírito Santo. O que aprendi de provas de alto rendimento foi no ES e sou eternamente grata quanto a isso”, contou Thais.

Atletas

Entre as brasileiras, apenas Dailza Damas Ribeiro, em 1995, e Alessandra Lima, em 2019, haviam concluído a travessia antes dela. Já entre os capixabas, somente Marcio Junqueira havia alcançado o feito, em 2022.

Além da recente conquista em Nova Iorque, em 2024, Thaís se tornou a primeira mulher do Espírito Santo a realizar a travessia do Canal da Mancha, na Europa, concluindo o percurso entre Inglaterra e França em 11 horas e 3 minutos. A prova é considerada uma das mais difíceis do mundo devido à temperatura da água, às correntes marítimas e às longas horas de esforço físico.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também