A Prefeitura da Serra abriu inscrições para cursos gratuitos nos Centros Municipais das Juventudes (CMJ). As oportunidades contemplam diferentes áreas, como dança, tecnologia e gastronomia, com início das aulas ainda em setembro.
No CMJ de Jardim Carapina (Rua Salvador, Boa Vista II – 2º andar do CRAS), serão ofertados:
Inglês Intermediário – início em 22 de setembro, das 18h30 às 21h30. Podem se inscrever jovens a partir de 13 anos, que estejam cursando o Ensino Fundamental e possuam certificado de Inglês Básico. Inscrições: de 9 a 17 de setembro, no próprio CMJ.
Informática Básica – Sistemas Operacionais e MS Office – início em 29 de setembro, das 13h às 17h. Inscrições: de 9 a 22 de setembro, no local.
Leia também
Além disso, em parceria com o programa Qualificar ES, o espaço oferecerá cursos de:
- Massas Italianas (manhã)
- Pizzaiolo (tarde)
- Bolos e suas variações (noite)
- Informática e Redes Sociais (noite)
No CMJ de Planalto Serrano (Rua Continental, nº 100, em frente à praça do Bloco A), a novidade é a Oficina de Ballet, que terá início em 15 de setembro e será realizada às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 10h30.
O público-alvo são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. As inscrições estarão abertas de 8 a 12 de setembro, no próprio CMJ.
Também em parceria com o Qualificar ES, serão oferecidos:
- Informática Básica (manhã)
- Informática Intermediária (tarde)
Como se inscrever nos cursos gratuitos?
Ballet, Inglês Intermediário e Informática Básica (CMJ Jardim Carapina e Planalto Serrano): inscrição presencial. É necessário apresentar CPF, RG, declaração escolar, comprovante de residência e documento do responsável (para menores de idade).
- Cursos do Qualificar ES: inscrição online no site do Qualificar ES.
- Pré-requisitos: ter idade mínima de 16 anos completos na data da matrícula, residir na Serra e ser alfabetizado.
Importância dos cursos na Serra
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, destacou que os cursos reforçam o papel dos CMJs como espaços de inclusão e transformação social.
“Os Centros de Juventude são espaços pensados para acolher, formar e transformar vidas. Quando ofertamos cursos gratuitos, não estamos apenas qualificando os jovens, mas também garantindo que esses espaços sejam ocupados pela comunidade, que eles tenham vida e sejam instrumentos de inclusão e cidadania. Esse é o compromisso da nossa gestão com a juventude da Serra”, afirmou.

