Categories: Notícias

Morador da Serra vence prêmio de design nacional

Rubens Szpilman criou uma nova concepção arquitetônica e artística para o uso dos cobogós, com o lançamento do Blodec. Foto: Divulgação

Referência internacional na produção de acessórios de decoração e utilitários em resina de poliéster, o artista plástico e designer Rubens Szpilman, que é morador da Serra, criou uma nova concepção arquitetônica e artística para o uso dos cobogós, com o lançamento do Blodec, um sistema patenteado de blocos modulares em resina de poliéster, produzidos artesanalmente. A inovação, em nível mundial, é uma das premiadas, na categoria Construção do 33º Prêmio de design Museu da Casa Brasileira, o mais tradicional e conceituado prêmio de design do Brasil. Os Blodecs estarão, junto com outros premiados, numa exposição que abre no próximo dia 23 de novembro na sede do museu, em São Paulo–SP, e vai até o dia 08 de Março de 2020.

O Blodec conta com cinco modelos de cobogós e quatro modelos de nichos, em 13 opções de cores translúcidas. Foto: Divulgação

O Blodec conta com cinco modelos de cobogós e quatro modelos de nichos, em 13 opções de cores translúcidas. A face externa das peças é polida, com acabamento em alto brilho, semelhante ao cristal. A parte vazada é fosca. Com a incidência da luz (natural ou artificial), o contraste das partes foscas e brilhantes cria efeitos visuais surpreendentes. “Conforme a intensidade da luminosidade e o ângulo de observação, criam–se espetáculos de luzes e sombras, que se projetam nos pisos e paredes e se renovam ao longo do dia, agregando enorme valor ao décor dos ambientes, com infinitas possibilidades”, enfatiza Rubens Szpilman.

Os diferentes modelos e cores podem ser combinados entre si, proporcionando arranjos únicos. É possível ainda a encomenda de cores exclusivas e o desenvolvimento de projetos especiais.

Além do apelo decorativo, o Blodec se diferencia pela sustentabilidade e enorme praticidade na instalação e manutenção. As peças são unidas com silicone comum, transparente, em sistema de junta seca, tornando a estrutura impermeável. Elas são coladas em suas quatro faces, cumprindo também a função de vedar a infiltração de água e a entrada de pó entre as peças. Dessa forma, inibe–se o desenvolvimento de fungos, mofo ou a incrustação de sujeira, como pode ocorrer nos outros materiais de cobogós e sua juntas.

A resina colada com silicone tem uma grande resistência estrutural. Dessa forma, dispensa o reforço com vigas ou colunas de ferro. A instalação é limpa e rápida, sem a necessidade de massa, rejunte e sem desperdício de material ou geração de resíduos. Um filme plástico protetor acompanha o produto, para protegê–lo durante o assentamento. O Blodec pode ser utilizado tanto em áreas internas como externas, em ambientes secos ou úmidos como o banheiro. Numa eventual mudança de casa ou apartamento, as peças podem ser facilmente removidas e reinstaladas noutro local.

Nichos Utilitários

A família Blodec também conta com a opção de nichos modulares, com maior profundidade que os blocos e que fazem às vezes de prateleiras e estantes, em diversos ambientes. “Essa é uma boa opção para os boxes de banheiro, por exemplo”, explica Szpilman. “A solução agrega diferenciais estéticos e utilitários, com a criação de espaços para acomodar os vários acessórios de banho e higiene pessoal, dentro e fora do box. Outro benefício é a segurança, já que a resina não se quebra como o vidro temperado”, concluí.

Sobre Rubens Szpilman

O artista plástico e designer Rubens Szpilman é referência na produção de elementos decorativos e utilitários em resina de poliéster, cuja criação define como “Esculturas Utilitárias”. Destaque para uma ampla linha de produtos para Salas de Banho, segmento em que é referência em nível internacional. Szpilman faz parte do seleto time de designers (único brasileiro) que desenha peças exclusivas para a americana Waterworks. A maior e mais badalada rede de boutiques de banho do mundo tem sede em Nova Iorque e mais de 40 luxuosos endereços, espalhados pelos EUA e Europa.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Serra isenta mulheres vítimas de violência de taxas de concursos e processos seletivos

A Prefeitura da Serra vai isentar mulheres vítimas de violência das taxas de inscrição para concursos públicos ou processos seletivos…

43 minutos atrás

Conheça o pré-candidato a prefeito escolhido por Vidigal, Weverson Meireles

No dia 16 de março, o prefeito Sergio Vidigal (PDT) anunciou que não pretende disputar a reeleição à Prefeitura da…

58 minutos atrás

Motociclista de aplicativo se envolve em acidente e passageiro fica ferido na Serra

Duas pessoas ficaram levemente feridas em um acidente envolvendo uma moto de aplicativo e um carro de passeio na manhã…

59 minutos atrás

Como ler rótulos alimentares: um guia para escolhas mais saudáveis

Ler rótulos alimentares pode parecer complicado, mas é uma habilidade essencial para fazer escolhas alimentares mais saudáveis e informadas. Aqui…

2 horas atrás

Saiba mais sobre a conjuntivite felina

 A conjuntivite é um problema ocular muito comum em gatos, principalmente em filhotes e é caracterizada pela inflamação da conjuntiva…

2 horas atrás