Após serem impedidos de trabalhar, comerciantes prometem nova carreata

Compartilhe:
Uma outra manifestação ocorreu em forma de carreata em Laranjeiras e Serra Sede no último dia 28. Foto: Divulgação
Uma outra manifestação ocorreu em forma de carreata em Laranjeiras e Serra Sede no último dia 27. Foto: Divulgação

Está prevista para às 20 horas, desta segunda (30), uma carreata de comerciantes e lojistas da Serra para pedir que os comércios em geral possam voltar a funcionar normalmente.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande, fez um decreto que somente poderiam funcionar comércios, cujos serviços fossem essenciais, como farmácias, padarias, supermercados, lojas de produtos animais e postos de combustíveis.

Os comerciantes fizeram um grupo no WhatsApp e a organização da carreata está sendo feito por lá. O ponto de encontro dos manifestantes será em frente a Igreja católica da Serra Sede, às 20h. O destino será a Câmara Municipal e a Prefeitura da Serra.

Ao TEMPO NOVO, os comerciantes destacaram o medo e a insegurança do futuro, por conta das lojas fechadas. “Como iremos pagar nossas contas, manter os funcionários? Iremos quebrar se não voltarmos a funcionar logo.”

Ministério Público alerta para ilegalidade da reabertura

O Ministério Público  do Espírito Santo, o Ministério do Trabalho e Ministério Público Federal notificaram a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo)  para que os presidentes dos sindicatos da área, filiados ao órgão, determinem aos comerciantes o cumprimento dos decretos estaduais 4605-R, de 20/03/2020, 4606-R, de 21/03/2020, e 4607-R, de 22/03/2020. Esses decretos trazem medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus. O objetivo é manter a suspensão do funcionamento dos estabelecimentos comerciais não excepcionados pelos decretos, a não ser pela modalidade “delivery”.

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a pandemia do novo coronavírus, o governo do Estado decretou estado de emergência e tem adotado providências para preservar vidas, mantendo as pessoas em casa, diante da pandemia do novo coronavírus.

A notificação tem caráter recomendatório e premonitório, com o não cumprimento podendo acarretar responsabilidades civis, penais e administrativas.

A notificação também foi enviada para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também