Da inteligência artificial aos direitos autorais, Formemus discute mercado da música no ES

Compartilhe:
Formenus
O Formenus reunirá especialistas, artistas e profissionais da indústria para debater temas centrais como inovação, algoritmos, inteligência artificial, técnicas de venda de shows. Crédito: Divulgação

Em um mundo onde músicas criadas por inteligência artificial já viralizam nas redes sociais e artistas podem alcançar sucesso sem sequer existirem fisicamente, surge também o debate fundamental sobre direitos autorais e estratégias para profissionais da música garantirem seu espaço de forma sustentável no cenário digital. É neste contexto que o Formemus, um dos maiores festivais-conferência do Brasil dedicados ao universo musical independente, chega à sua sétima edição entre os dias 27 e 30 de agosto, no Teatro da Ufes, em Vitória, com entrada gratuita mediante credenciamento no site www.formemus.com.br. A programação completa também pode ser encontrada no site. 

O evento reunirá especialistas, artistas e profissionais da indústria para debater temas centrais como inovação, algoritmos, inteligência artificial, técnicas de venda de shows, participação em festivais, dicas de comunicação de carreira, e os rumos do mercado musical brasileiro. 

A programação inclui debates como “Os Novos Ritmos da IA e dos Algoritmos na Música”, com participação de Elisa Eisenlohr (Warner Music Group), Geraldo Vianna e Manno Góes (UBC), Paula Novo (Ecad) e Pena Schmidt (Lista das Listas), abordando o impacto da IA e dos sistemas digitais sobre a criação e a circulação da música. Outro tema relevante é a gestão da história do artista para torná-la assunto na imprensa. Ariel Quirino, head de Comunicação da Dulce Maria (ex-RBD), compartilha sua experiência que já colocou mais de 100 artistas em espaços de mídia na palestra “Como transformar sua história em pauta (mesmo sem assessoria)?”.

Outro destaque é o painel “O jogo por trás da música: estratégias de sucesso no mercado musical”, promovido pela Associação Brasileira de Música e Artes (ABRAMUS), com nomes como Henrique Portugal (Skank), Rodrigo Lima (Dead Fish), Marcelo Mira (Alma Djem) e Vanessa Castro (ABRAMUS), prometendo revelações sobre os bastidores da indústria e dicas para construir carreiras longevas e sustentáveis.

De acordo com a apuração do TN, os fãs Teatro Mágico vão conhecer mais sobre eles, porque tem painel com Gustavo e Fernando Anitelli, que vão compartilhar a trajetória do grupo, as estratégias criativas que levaram a uma carreira sólida fora dos moldes tradicionais da indústria. E as perspectivas regionais aparecem em “Desafios Locais e Perspectivas de Circulação Nacional”, que contará com gestores de espaços culturais de várias regiões do país: Bernardo Dias (Autêntica – MG), Joilson Santos (Casa Noise – BA), Ramón Suárez (Via do Porto – PB), Rodrigo Collodel (Basement – PR) e Paulo Papaleo (Mundo Pensante – SP).

Para quem vive de música autoral, a palestra “É beat, é hit… mas tá registrado?”, de Vinicius Mesquita (ABRAMUS), com Rodolfo Ribeiro e MC Pietro, traz orientações essenciais sobre direitos autorais, registro e proteção de obras musicais – uma demanda urgente diante das transformações digitais, fundamental para a profissionalização e garantia de direitos dos artistas.

Além das palestras e painéis, o Formemus oferece rodadas de negócios com casas de shows e contratantes de todo o Brasil, workshops, oportunidades de networking – criando novas oportunidades para circulação de projetos e contratação. O festival-conferência terá ainda showcases de 12 artistas e bandas selecionados para se apresentarem para uma plateia formada por importantes players do setor. A programação musical gratuita traz o show intimista em voz e violão de Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), além do grupo Tuyo e da rapper Afronta.

Segundo o organizador Daniel Morelo, “o Formemus nasceu para conectar artistas e profissionais, oferecendo formação, oportunidades e visibilidade. Nesta edição, os debates estão ainda mais conectados às transformações da indústria e ao futuro da música”. A rica programação consolida Vitória como centro do debate sobre inovação, diversidade e profissionalização na música independente brasileira.

O Formemus é apresentado pela Petrobras, com realização da MM Projetos Culturais, do Ministério da Cultura e incentivo da Lei Rouanet – Governo Federal. 

Formemus 2025 – Conferência e Festival de Música

27 a 30 de agosto

Teatro da Ufes – Vitória (ES)

Entrada gratuita via credenciamento em www.formemus.com.b

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também