Da inteligência artificial aos direitos autorais, Formemus discute mercado da música no ES

Compartilhe:
Formenus
O Formenus reunirá especialistas, artistas e profissionais da indústria para debater temas centrais como inovação, algoritmos, inteligência artificial, técnicas de venda de shows. Crédito: Divulgação

Em um mundo onde músicas criadas por inteligência artificial já viralizam nas redes sociais e artistas podem alcançar sucesso sem sequer existirem fisicamente, surge também o debate fundamental sobre direitos autorais e estratégias para profissionais da música garantirem seu espaço de forma sustentável no cenário digital. É neste contexto que o Formemus, um dos maiores festivais-conferência do Brasil dedicados ao universo musical independente, chega à sua sétima edição entre os dias 27 e 30 de agosto, no Teatro da Ufes, em Vitória, com entrada gratuita mediante credenciamento no site www.formemus.com.br. A programação completa também pode ser encontrada no site. 

O evento reunirá especialistas, artistas e profissionais da indústria para debater temas centrais como inovação, algoritmos, inteligência artificial, técnicas de venda de shows, participação em festivais, dicas de comunicação de carreira, e os rumos do mercado musical brasileiro. 

A programação inclui debates como “Os Novos Ritmos da IA e dos Algoritmos na Música”, com participação de Elisa Eisenlohr (Warner Music Group), Geraldo Vianna e Manno Góes (UBC), Paula Novo (Ecad) e Pena Schmidt (Lista das Listas), abordando o impacto da IA e dos sistemas digitais sobre a criação e a circulação da música. Outro tema relevante é a gestão da história do artista para torná-la assunto na imprensa. Ariel Quirino, head de Comunicação da Dulce Maria (ex-RBD), compartilha sua experiência que já colocou mais de 100 artistas em espaços de mídia na palestra “Como transformar sua história em pauta (mesmo sem assessoria)?”.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Outro destaque é o painel “O jogo por trás da música: estratégias de sucesso no mercado musical”, promovido pela Associação Brasileira de Música e Artes (ABRAMUS), com nomes como Henrique Portugal (Skank), Rodrigo Lima (Dead Fish), Marcelo Mira (Alma Djem) e Vanessa Castro (ABRAMUS), prometendo revelações sobre os bastidores da indústria e dicas para construir carreiras longevas e sustentáveis.

De acordo com a apuração do TN, os fãs Teatro Mágico vão conhecer mais sobre eles, porque tem painel com Gustavo e Fernando Anitelli, que vão compartilhar a trajetória do grupo, as estratégias criativas que levaram a uma carreira sólida fora dos moldes tradicionais da indústria. E as perspectivas regionais aparecem em “Desafios Locais e Perspectivas de Circulação Nacional”, que contará com gestores de espaços culturais de várias regiões do país: Bernardo Dias (Autêntica – MG), Joilson Santos (Casa Noise – BA), Ramón Suárez (Via do Porto – PB), Rodrigo Collodel (Basement – PR) e Paulo Papaleo (Mundo Pensante – SP).

Para quem vive de música autoral, a palestra “É beat, é hit… mas tá registrado?”, de Vinicius Mesquita (ABRAMUS), com Rodolfo Ribeiro e MC Pietro, traz orientações essenciais sobre direitos autorais, registro e proteção de obras musicais – uma demanda urgente diante das transformações digitais, fundamental para a profissionalização e garantia de direitos dos artistas.

Além das palestras e painéis, o Formemus oferece rodadas de negócios com casas de shows e contratantes de todo o Brasil, workshops, oportunidades de networking – criando novas oportunidades para circulação de projetos e contratação. O festival-conferência terá ainda showcases de 12 artistas e bandas selecionados para se apresentarem para uma plateia formada por importantes players do setor. A programação musical gratuita traz o show intimista em voz e violão de Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), além do grupo Tuyo e da rapper Afronta.

Segundo o organizador Daniel Morelo, “o Formemus nasceu para conectar artistas e profissionais, oferecendo formação, oportunidades e visibilidade. Nesta edição, os debates estão ainda mais conectados às transformações da indústria e ao futuro da música”. A rica programação consolida Vitória como centro do debate sobre inovação, diversidade e profissionalização na música independente brasileira.

O Formemus é apresentado pela Petrobras, com realização da MM Projetos Culturais, do Ministério da Cultura e incentivo da Lei Rouanet – Governo Federal. 

Formemus 2025 – Conferência e Festival de Música

27 a 30 de agosto

Teatro da Ufes – Vitória (ES)

Entrada gratuita via credenciamento em www.formemus.com.b

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também