Categories: Arquivo

Curso para aprender a fazer sabão com óleo usado de graça na Serra

Dório e sua esposa Margarida fabricam sabão caseiro há cerca de quatro anos. Foto: Arquivo TN / Gabriel Almeida

Sabe aquele óleo de cozinha velho que você não sabe onde descartar? Uma boa forma de reaproveitamento é usar o produto para transformá-lo em sabão caseiro. Além de ajudar o meio ambiente, já que o produto não será descartado de forma incorreta, o produtor ainda poderá ganhar uma renda extra.

E nesse mês, a Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) vai dar uma oportunidade para quem quiser aprender a fabricar o sabão sustentável. Os moradores dos bairros Manoel Plaza, Maringá e Solar de Anchieta vão poder aprender a produzir o eco sabão, com o reaproveitamento de óleo usado.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, a primeira oficina será realizada nesta quinta-feira (02) em Manoel Plaza, a partir das 19h30, no Centro Comunitário do bairro. Já na próxima quarta-feira (08) o curso será em Maringá, às 14h, também no Centro Comunitário. Por último, a oficina chega ao bairro Solar de Anchieta e será na quinta-feira (23) às 19h, no Bar do Betinho. Ao todo, cerca de 75 moradores vão participar do curso de produção do sabão ecológico.

Qualquer morador das comunidades onde há o projeto pode participar, basta se inscrever na associação de moradores do bairro. Os moradores que participarem das oficinas poderão reutilizar o óleo de cozinha coletado na própria comunidade.

É o caso da moradora de José de Anchieta II, Margarida Francisca, que faz sabão caseiro há cerca de quatro anos. De acordo com Margarida, a fabricação do sabão que é toda feita na varanda de sua casa conta com a ajuda do seu esposo que é deficiente visual. “Eu sempre quis garantir uma renda para minha casa, pois não posso trabalhar devido ao meu problema de varizes. Pensando nisso meu esposo me deu a idéia de fabricar sabão e vender”, conta.

Margarida ainda disse que além do óleo que é reutilizado, eles usam como forma caixas de leite usadas para fabricação das barras de sabão. “Meu esposo que meche o sabão até ele ficar no ponto e no final eu coloco nas formas”, detalha. A dona-de-casa disse que também aceita pedidos ou encomendas por telefone. Quem tiver interesse pode ligar para 27 99920-7236.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

10 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

11 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

11 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

11 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

12 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

12 horas atrás