
Thiago Albuquerque
Se existe uma estação do ano que é “craque” em nos presentear com as belezas naturais, é a primavera. Nesta época as flores desabrocham e dão diversos tons de cores e perfumes diferentes. E em casa, muitas pessoas buscam ter o seu espaço com belos e bem cuidados jardins. Na Serra o papo não é diferente.
E lá de Jardim Bela Vista, na Serra-Sede, a senhora Iracema dos Santos Paula, de 63 anos, fala que suas rosas ficam a coisa mais linda na primavera. “Eu amo minhas flores, eu cuido delas diariamente. Tenho ajuda de um jardineiro às vezes para mexer com a grama. Há 12 anos eu me dedico totalmente ao meu jardim, traz uma paz e muito amor, e na primavera as flores ficam mais bonitas, e florescem bastante”, conta ela.
Leia também
De Laranjeiras, Elizete Dias de 51 anos destaca as espécies que ficam mais bonitas na estação. “Meus girassóis, os lírios e tulipas ficam a coisa mais linda do mundo. As flores precisam de uma dedicação e um carinho para ficarem bonitas e bem cuidadas. Eu não fico sozinha nessa, conto com a ajuda de um jardineiro-paisagista, para que possa deixar todas as flores com a terra certa, no lugar certo, quanto de sol ou não devem pegar”, explica ela.
E especialista no assunto, Milton da Silva de 71 anos, que é jardineiro e paisagista, fala do cuidado nessa época do ano. “O maior cuidado é com alguns ataques de praga, como as flores aparecem em grande número, pulgões aparecem com mais facilidade, e por isso é importante ter um profissional para analisar bem cada jardim, e a época também é boa para adubação”.
Milton também faz um alerta em relação ao calor, que já começa a ficar forte nesta época. “A primeira coisa é ter atenção com a intensidade de sol nas plantas, elas não podem ficar muito expostas. É preciso tirar vasos de parede. Planejar o paisagismo nessas horas é importante, montamos às vezes determinado jardim para certa posição podendo cadenciar sol e sombra de acordo com o clima de cada região”, detalha.

