Categories: Amar é o Bicho

Cuidado com as plantas do seu jardim: elas podem matar seu pet!

Por Patrícia Ribeiro de Oliveira, médica veterinária da Climev Laranjeiras

Plantas são lindas,  dão charme, leveza e deixam um cheirinho maravilhoso no ambiente. Mas saiba que existem várias plantas e flores extremamente tóxicas para os animais.

E não se engane, muitas vezes não precisa o animal ingerir grande quantidade para se intoxicar e muitas parecem inofensivas e  podem levar a doenças neurológicas, renais, alérgicas, cardíacas, renais, dermatológicas,  hematológicas deixando seu peludo doente de forma crônica ou levando a morte rápido.

Pesquisas indicam que existe no Brasil mais de 206 plantas, flores e sementes com algum potencial tóxico aos animais. Mas as principais, que causam doenças graves são: azaléia, copo de leite, anturo, espada de são jorge, mamoma, samambaia, espirradeira, comigo ninguem pode, tinhorão, taioba braba, coroa de cristo, bico de papagaio, avelós, saia branca, saia roxa, lírio, estramônio, chapéu de napoleão, oficial de sala, dedaleira, mandioca braba, coração de negro ou pessegueiro brabo, broto de bambu, giesta, esporinha, flor das almas, urtiga e aroeira.

Esses são os nomes populares das plantas. Algumas podem levar a quadros de hemorragia grave, outras a distúrbios gastrointestinais com vômito e diarreia, outras podem até causar distúrbios neurológicos semelhantes a um cãozinho com cinomose, além de cardiopatias, hepatopatias, nefropatias, alergias graves com inchaço da face, membros e glote dentre outros.

Caso seu pet tenha acesso a áreas de plantas, fique atento se nestas áreas possui alguma destas plantas mencionadas. Em caso de dúvida envie a foto ao médico veterinário de sua confiança para que ele possa procurar identificar se a planta é tóxica ou não. E se seu peludo apresentar sinais inespecíficos mesmo que sejam brandos e tiver contato com plantas (mesmo que você ache que ele não mastigou alguma) leve o imediatamente ao médico veterinário. Algumas plantas levam a doenças crônicas sendo que o seu pet só irá manifestar sinais graves quando a intoxicação for irreversível.

Por Patrícia Ribeiro de Oliveira, médica veterinária da Climev Laranjeiras

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

14 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

14 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

14 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

15 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

15 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

15 horas atrás