Cufa faz Dia da Favela na Serra com congo, oficinas e muitos shows

Compartilhe:
favela
Favela
A banda Herança Negra é uma das atrações do Dia da Favela promovido pela Cufa. Crédito: Divulgação

Desde 1900, o dia 4 de novembro é reconhecido internacionalmente como o Dia da Favela, pois segundo estudos, foi neste dia que o termo apareceu pela primeira vez num documento oficial. E na Serra, para comemorar a data, a Central Única das Favelas (Cufa) promoverá dois dias de programação.

O local escolhido é o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo e a agenda será na sexta (04) e sábado (05).

A abertura do Dia da Favela será na sexta-feira – dia 4 – às 18 horas. Às 19h30, vai ter exibição do Cine Congo com o filme ‘Mascarados’. O documentário é dirigido por Marcela Borela e Henrique Borela e seu enredo rola em torno de uma decisão judicial que obriga os mascarados da Festa do Divino a saírem com um número de identificação. Inconformado, um grupo deles tenta invadir a prefeitura da cidade. Quatro jovens, trabalhadores de uma pedreira, lidam de maneiras distintas com a eminência da festa e a exploração trabalhista.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

Logo após, haverá roda de conversa e exposição literária com o presidente da Academia Cariaciquense de Letras, Jackson Douglas e diversos escritores capixabas. A noite terá ainda oficina de capoterapia. Posteriormente, às 20h30, tem música ao vivo com Musa C e Josué Persie.

A agenda da Cufa no Eliziário Rangel, continua no sábado (5), às 9 horas, e vai ter dia da beleza com tranças, cílios, manicure, corte de cabelo e outras atividades.

Além disso, haverá diversas oficinas como aerografite, percussão, arranjo de flores e laços, imagem pessoal e pipa.

Durante o dia, terá ainda diversos foodtrucks vendendo delícias no local. O sábado será de exposição literária com venda de livros, feirinha de empreendedores expondo e vendendo seus trabalhos, espaço kids com teatro, animação, balão mania, pintura no rosto e mãos, desenhos para colorir e apresentações mirins.

+ Governo do Estado abre concurso público com 200 vagas e salário de R$ 6.582

Às 16 horas, vai ter congo, seguido às 17h de apresentação de grupo de capoeira. Logo mais, às 18 horas, vai ter muita música de ritmos variados, começando com Karla Stelzer.

Às 19h30, é a vez do hip hop tomar conta do Dia da Favela, seguido às 20h30 dos meninos de Jesus de Nazareth, em Vitória, Herança Negra. Nos intervalos, o som rola com a L3nda DJ.

O Centro Cultural Eliziário Rangel fica na rua Humberto de Campos, 1201, em São Diogo, na Serra. Informações pelo 3051-0835. O evento é promovido pela Cufa – Central Única das Favelas.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também