Cufa abre inscrições para apoiar empreendedorismo feminino na Serra

Compartilhe:
Cufa curso serra
A iniciativa é da Central Única das Favelas do Espírito Santo (CUFA/ES), em parceria com o Instituto das Favelas e Periferias. Crédito: Divulgação

Até o dia 28 de fevereiro estão abertas as inscrições para o ciclo 2026 do projeto Central de Valores, iniciativa voltada ao incentivo ao empreendedorismo feminino, com foco em qualificação profissional, cursos gratuitos e entrega de materiais para produção.

Nesta edição, o projeto vai atender mulheres dos municípios da Serra, Viana, Fundão, Linhares, São Mateus, Pedro Canário e Cachoeiro de Itapemirim.

A iniciativa é da Central Única das Favelas do Espírito Santo (CUFA/ES), em parceria com o Instituto das Favelas e Periferias, e conta com o apoio da empresa Suzano. As inscrições são gratuitas, as vagas são limitadas e podem ser feitas de forma online, pelo site oficial do projeto ou pelo link disponível na bio do Instagram @centraldevalores.

Criado em 2022, o Central de Valores já beneficiou mais de 5 mil empreendedoras em periferias de nove municípios capixabas até 2025. Para 2026, a meta é atender cerca de 900 mulheres nos municípios participantes.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Critérios de seleção

De acordo com apuração do TN, o processo seletivo prioriza mulheres chefes de família, com renda per capita abaixo da linha da pobreza, considerando ainda o número de moradores da residência e a comprovação de moradia nos municípios atendidos.

Núcleos de atuação

Ao longo do projeto, as participantes serão distribuídas em três núcleos principais:

  • Culinária, com produção de pães, bolos, doces e salgados;
  • Estética, incluindo serviços como manicure, pedicure, design de sobrancelhas e tranças;
  • Produtos ecológicos, como sabão caseiro, detergente, desinfetante e sabonetes.

Além da entrega de insumos produtivos, as empreendedoras terão acesso a cursos gratuitos por meio de uma plataforma de ensino desenvolvida em parceria com a Atenda Academy. Os conteúdos abordam temas como empreendedorismo, gestão de redes sociais para negócios, liderança, precificação e qualificação profissional.

Segundo o presidente estadual da CUFA-ES, Gabriel Nadippeh, o projeto busca responder a uma realidade presente nas periferias, onde o empreendedorismo surge, muitas vezes, como alternativa diante da dificuldade de acesso ao mercado formal de trabalho.

“Inicialmente, é um empreendedorismo por necessidade, mas, a partir do investimento e do acompanhamento, se torna um potencial de emancipação econômica para essas mulheres”, afirma ao Tempo Novo.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também