A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) realiza, neste mês de outubro, uma série de eventos para marcar a reabertura dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) de Cariacica, Linhares, Colatina e Novo Horizonte, na Serra. A retomada dos espaços simboliza a continuidade de políticas públicas voltadas para jovens de 15 a 29 anos, com oferta gratuita de atividades culturais, esportivas, educacionais e de lazer.
O destaque da agenda fica por conta da reabertura do CRJ Novo Horizonte, na Serra, que acontece nesta quarta-feira (29), a partir das 17 horas, com o evento “Chega Junto, CRJ!”. A programação inclui apresentações poéticas, exibição do vídeo “O CRJ é Nosso” e show do artista Josa.
As reaberturas acontecem após o encerramento dos contratos com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que anteriormente gerenciavam os espaços. A SEDH realizou novos chamamentos públicos, conforme determina a Lei nº 13.019/2014, para selecionar as OSCs responsáveis pela gestão dos equipamentos.
Segundo a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, os CRJs são fundamentais para fortalecer as políticas voltadas à juventude nos municípios que integram o Programa Estado Presente em Defesa da Vida – Segurança Cidadã.
Leia também
“Este é um momento de muita alegria com a retomada destes espaços criados e mantidos para atender nossas juventudes. Destacamos o empenho e a seriedade do Governo do Estado com esses equipamentos que ajudam nossos jovens a sonhar e conquistar seus objetivos”, ressaltou.
A programação de reabertura começou no dia 22, em Cariacica, com apresentações culturais e confraternização. Na última sexta (24), foi a vez do CRJ de Linhares celebrar com shows de Caik e Ágatha, Const MC, Gabriel da PA e o pagode da Tropa do Interior. O ciclo se encerra na quinta (30), com a reabertura do CRJ Colatina, às 15h, que contará com brincadeiras, sorteio de brindes, samba de roda e show da cantora Gabi Terra.
Atualmente, o Espírito Santo conta com 14 Centros de Referência das Juventudes distribuídos em dez municípios. Somente até setembro deste ano, mais de 98 mil jovens participaram de atividades oferecidas pelos CRJs, que integram o Programa Estado Presente Segurança Cidadã, iniciativa prioritária do Governo do Estado com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

