Notícias

Crime ambiental: 16 tartarugas são encontradas presas em rede de pesca na Serra

Tartarugas foram resgatadas em duas praias da Serra. Crédito: Divulgação

O fim de semana foi marcado por dois crimes ambientais flagrados em praias da Serra. No último sábado (17), foram encontradas seis tartarugas presas em rede de pesca no mar de Costa Bela. No domingo (18), a cena se repetiu: outras oito foram resgatadas também de rede de pescadores, em Capuba.

O resgate do sábado só foi possível devido uma ação feita por moradores da região. Viviane Lima foi quem filmou o resgate. De acordo com ela, os animais foram avistados presos na Área de Preservação Ambiental (APA) das Algas, em Costa Bela.

Assim que perceberam a situação, os moradores entraram no mar e conseguiram retirar as redes. As tartarugas foram soltas e devolvidas novamente à natureza.

Um dia depois, na manhã de domingo, banhistas conseguiram salvar mais seis tartarugas, que também estavam presas em rede de pesca, mas na praia de Capuba. O local, vale ressaltar, também faz parte da APA das Águas.

Quem participou da ação foi o ativista ambiental Claudiney Rocha, diretor do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff). De acordo com ele, além das seis salvas pela manhã pelos banhistas, à tarde, houve outro resgate no mesmo balneário da Serra.

“Na parte da manhã, banhistas já tinham resgatado seis tartarugas. Na parte da tarde acionamos a Polícia Ambiental e, juntamente com moradores e banhistas, conseguimos fazer o resgate de mais duas tartarugas que se encontrava em uma rede”, destacou o ativista.

Ainda de acordo com Claudiney, as duas tartarugas resgatadas à tarde na praia da Serra foram encaminhadas para o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).

O ativista ambiental ainda destacou que a colocação de redes de pesca de espera em corais e afloramento rochoso é crime ambiental – e foi exatamente isso o que aconteceu nas duas praias da Serra.

Duas tartarugas encontradas mortas em Costa Bela

Durante a semana passada, em Costa Bela, na Serra, moradores encontraram duas tartarugas mortas na faixa de areia. Ainda não é possível afirmar a causa da morte, mas moradores apontam que, possivelmente, a causa também foi atividade pesqueira.

O que diz a Prefeitura da Serra?

O Jornal TEMPO NOVO entrou em contato com a Prefeitura da Serra para saber sobre a fiscalização destes casos. No entanto, o Município informou que esse tipo de ação não de é sua competência, mas sim do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

“No caso da fiscalização de atividades pesqueiras no mar ou nas praias, a competência é do IBAMA”, diz o texto da nota.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

12 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

13 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

13 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

13 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

14 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

14 horas atrás