Categories: Arquivo

Crianças estudam ao lado de lixão em Jardim Tropical

A reclamação dos vizinhos é que moradores e até donos de supermercados jogam sujeira no terreno.

O depósito clandestino de lixo fica em frente ao Cmei Antônio Laia.

Por Gabriel Almeida

 Mau cheiro, poeira, animais mortos, entulho e muito lixo. Esta é a situação de uma área aberta em Jardim Tropical que se tornou um ponto viciado para descarte irregular de tudo quanto é tipo de objeto, gerando risco para a saúde da população e principalmente das crianças, já que a sujeira fica em frente a uma creche e uma escola municipal.

O terreno fica entre a Avenida Central e a Rua Santa Rita. Segundo denúncias de alguns moradores, o lixão é alvo até de restos de supermercados. A reportagem esteve no local na manhã desta quarta-feira (29) e flagrou um carroceiro despejando entulho sem nenhum pudor.

Além da ‘catinga’ o local fica ao lado de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, a Luiz Baptista, e do Cmei Antônio Laia da Silva, atrapalhando os alunos dos dois centros de educação, por causa do fedor.

Isso é o que a moradora da região, Josélia Firmino, explica. “Esse lixão nunca sai daí, a prefeitura limpa, mas a população é muito porca e volta a sujar tudo novamente”, disse a moradora.

Josélia ainda disse que o mau cheiro do lixão atrapalha os alunos das escolas. “A catinga é tão forte que nem os alunos aguentam. Tem que ser aplicado multa ou algo para punir os moradores porcos que jogam lixo aqui”, explica a popular.

Outro morador que preferiu não se identificar disse que quando chove o terreno fica só a lama, o que faz com que os lixos fedam ainda mais. Já quando o sol está quente, a poeira ataca os moradores que vivem com problemas respiratórios. “Não estamos aguentando mais isso”, disse o morador.

O popular ainda relatou que diversas vezes já viu a população jogar animais mortos no local. “Moro há anos aqui e diariamente vejo moradores jogando cachorros e gatos mortos nesse terreno. Quando isso acontece só piora a catinga do local”, afirma o morador.

 

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Serra disse que a Secretaria de Serviços irá realizar a limpeza e retirada de entulho do local na primeira quinzena de agosto.

Falou também que aumentou a fiscalização contra esse tipo de descarte irregular, inclusive à noite.

Do início de 2015 até o dia 23 de julho, foram emitidas 85 autuações por conta deste tipo de infração.

A população pode contribuir para que os infratores sejam flagrados. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 0800 283 9780 / 3291 7435 / 99951 2321.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Três equipes capixabas participam do Brasileiro Interclubes de Basquete, na Serra

Principais equipes de basquete de base do Espírito Santo, Saldanha da Gama, Álvares Cabral e Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf) disputam,…

5 minutos atrás

Claudia Raia diz ser favorável à legalização do aborto

FOLHAPRESS Entrevistada por jornalistas do programa da TV Cultura Roda Viva, a atriz Claudia Raia, 57, disse que é favorável…

6 minutos atrás

A Serra precisa ficar “distante de aventureiros que oferecem soluções fáceis para problemas complexos”, diz diretor-geral do IJSN

Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Sergio Vidigal deu início ao planejamento estratégico para o período de 2024-2044. O…

9 minutos atrás

Fisioterapeutas promovem aulão de pilates gratuito na Pedra da Cebola

Neste sábado (11), fisioterapeutas capixabas e da Serra promoverão um evento gratuito em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, que…

19 minutos atrás

Kevin Spacey voltará ao tribunal por nova denúncia de assédio sexual

(FOLHAPRESS) Kevin Spacey enfrentará um novo julgamento no Reino Unido após a denúncia de um homem que o acusa de…

28 minutos atrás

Vidigal dá o pontapé para o planejar a Serra nos próximos 20 anos: “foi assim que fizemos do limão uma limonada”

Na manhã desta terça-feira (07), o prefeito Sergio Vidigal deu início ao planejamento estratégico 2024-2044. O objetivo é realizar um…

37 minutos atrás