Crianças aprendem vogais plantando sementes de chia

Compartilhe:
Enquanto plantam a sementes, as crianças escrevem as vogais. Foto: divulgação

Alfabetização e natureza se juntaram pelo aprendizado das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Geanderson Jesuíno dos Santos, no bairro Vista do Mestre. A turma do grupo 4 está aprendendo as vogais usando terra, potes e sementes de chia. As crianças plantam as sementes na terra, fazendo com elas o desenho das letras, e agora vão observar o crescimento das plantinhas. 

Responsável pela atividade, a professora Marcela Franciely Lima Ramos explica ao Tempo Novo que a iniciativa estimula o desenvolvimento sensorial das crianças, o aprendizado das vogais e também o senso de observação e de cuidado, por meio do acompanhamento diário do crescimento das plantas. 

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Cada grupo foi responsável por montar as letras no solo e espalhar sementes e cuidar do cultivo. As crianças irão desenvolver a coordenação motora fina, o reconhecimento das letras, além de noções de cuidado, paciência e responsabilidade com a plantinha, porque elas terão que molhar e observar o crescimento diariamente. E ao final desse processo de germinação, faremos a colheita e a degustação da chia, promovendo uma vivência significativa e saudável”, comenta.

Marcela ressalta que o objetivo pedagógico é reconhecer e identificar as vogais, ao mesmo tempo em que se compreende o ciclo do crescimento da planta, desde o plantio até a colheita. Além disso, a iniciativa também quer promover o hábito de alimentação saudável e incentivar o cuidado com o meio ambiente.

Leia também:
Campanha de escola da Serra incentiva a doação de sangue

Para a diretora Vanderleia Lebarch Alves, essa é mais uma das ações que ajudam na construção de memórias importantes e de aprendizados significativos para os pequenos. “São conhecimentos que eles vão levar para toda a vida, porque sempre vão se lembrar de como aprenderam as vogais. Então, trazer uma experiência sensorial para nossas crianças deixa marcas positivas e um aprendizado muito importante”, finaliza.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também