Amar é o Bicho

CPI dos Maus-Tratos pede prisão de 5 anos para homem que matou cachorro a facadas na Serra

Vandinho Leite é o vice-presidente da CPI dos Maus-Tratos contra Animais da Assembleia Legislativa. Foto: Ellen Campanharo

A CPI dos Maus-Tratos Contra Animais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), da qual o deputado Vandinho Leite (PSDB) é vice-presidente, ouviu, na tarde da última terça-feira (13), o homem que teria matado um cachorro a facadas, em Feu Rosa, na Serra. O crime aconteceu na última quinta-feira (1).

O relatório da CPI, em que foi pedida a pena máxima de prisão de cinco anos, em regime fechado, vai endossar o inquérito instaurado contra ele. O agressor, na verdade, foi preso em flagrante no dia crime, mas foi solto dois dias depois, após audiência de custódia; e caso, descumpra as medidas restritivas impostas pela Justiça, aguardará o andamento do processo na prisão.

Durante o interrogatório feito pelos membros da CPI, o suspeito confessou que matou o animal. No entanto, segundo ele, o crime só aconteceu após o dono do cão, que também esteve presente na Assembleia, tê-lo instigá-lo, ameaçando colocar o cachorro para atacá-lo. A versão, porém, foi desmentida por testemunhas que presenciaram a ação, e que, sob gritos de protesto, contestaram a fala do agressor.

Ao confrontar a alegação do suspeito de que ele teria agido em legítima defesa, para evitar um possível ataque do cão, Vandinho ressaltou a brutalidade e frieza com que o cachorro foi morto. “O cachorro foi partido ao meio, com uma carga de violência poucas vezes vista. As imagens mostram isso. Não há que se falar em tentativa de defesa, foi apenas maldade por maldade mesmo”, disse o deputado.

Sendo o primeiro a falar, na ordem de pessoas ouvidas pela CPI, o dono do cachorro, conhecido como seu Zé Raimundo, já havia adiantado em seu depoimento que o suspeito agiu sem qualquer motivação aparente, tendo atingido o animal de maneira totalmente traiçoeira e covarde.

Já os policiais que atenderam a ocorrência também foram ouvidos durante a reunião da CPI. Os dois agentes responsáveis por ir ao local do ocorrido afirmaram que a cena do crime e o sentimento de revolta dos moradores do bairro, que estavam na residência do proprietário do cachorro prestando solidariedade a ele, já mostravam o alto grau de violência do caso.

No final da reunião da CPI, os parlamentares pediram que a população ajude a monitorar as ações do suspeito no dia a dia, no sentido de denunciar qualquer um dos descumprimentos das medidas restritivas impostas a ele em juízo.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

5 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

5 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

6 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

6 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

6 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

6 horas atrás