Política

CPI do Esgoto deve ser lida na Câmara da Serra e vai investigar qualidade do tratamento de efluentes

 

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Gabriel Almeida

O Requerimento 56/2021 que trata de Comissão específica para investigar o esgotamento sanitário da Serra entrou no expediente do dia e deve ser lida na sessão dessa quarta-feira (11). De acordo com a proponente da CEI (Comissão Especial de Inquérito – similar a CPI), vereadora Elcimara Loureiro, o objetivo é fazer uma avaliação da eficiência do tratamento de esgoto na cidade e fiscalizar o cronograma de ações da execução do serviço.

“A ideia inicial era fazer uma investigação ampla sobre as águas da Serra, mas a CPI tem prazo de validade e temos que entregar uma resposta satisfatória para a população. Por isso vamos focar na questão do esgotamento sanitário que é de responsabilidade da empresa privada Ambiental Serra. A empresa já está na cidade desde 2015 e ainda não percebemos melhora nos mananciais da Serra, que seguem apresentando sinais fortes de poluição”, disse Elcimara.

Ela alerta que a Serra é uma das cidade com a maior cobertura de rede de esgoto do Brasil, no entanto, quando se analisa córregos, rios, mares e lagoas da Serra, é nítido que a qualidade da água ainda é muito precária.

“Como pode uma cidade que tem 90% de rede de esgoto coletado, tem lagoas tão poluídas como Juara e Jacuném, por exemplo. Esse tratamento é eficiente? É cobrado uma taxa de esgoto considerada cara, 80% a mais na conta de água das residências e 100% na conta dos estabelecimentos comerciais. A população está pagando e quer ver resultados, nós como fiscalizadores precisamos dar essa resposta”, explicou a vereadora.

O prazo previsto para os trabalhos da CEI é de 120 dias. A composição será de três vereadores.

O requerimento é assinado pelos vereadores Elcimara Loureiro (PP), Igor Elson (Podemos), professor Rurdiney (PSB), Raphaela Moraes (Rede), Rodrigo Caçulo (Republicanos), William Miranda (PL), William da Elétrica (PDT), Pablo Muribeca (Patriota) e Teilton Valim (PP).

Ela disse que a CPI nasceu com objetivo de investigar a qualidade do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, mas que não daria tempo hábil de produzir um material aprofundado, por isso, optou-se por dar um foco ao esgotamento sanitário.

“Precisamos dar foco, e nesse momento, percebemos que as suspeitas em torno da má qualidade do tratamento de esgoto são mais fortes, até porque a população sofre diretamente… correm valões a céu aberto na Serra, é um problema ambiental, mas também de saúde pública. Queremos fazer análise dessa água tratada, para ver se está dentro do que a empresa afirma ser. Caso não esteja, é possível sim um pedido de redução da taxa de esgoto, é uma relação de consumo, se a gente paga por uma coisa e não recebe, é passível de revisão”, completou.

Outro item é o excesso de multas que a empresa vem recebendo por poluição. Ela lembra que a Ambiental Serra é a responsável por despoluir as águas da cidade, e a medida que recebe infrações seguidas por problemas de ordem ambiental, passa a ser um contra-senso.

“O que justifica isso? É uma oportunidade para a empresa se posicionar, como pode tantas infrações ambientais?”, questiona Elcimara.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Luau de Manguinhos será neste sábado com show de Helio Bentes, do Ponto de Equilíbrio

O mês de maio começa com muita energia positiva na Serra. Helio Bentes, vocalista da banda Ponto de Equilíbrio, fará…

53 segundos atrás

Hospital Jayme abre 65 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, anunciou vagas de emprego, totalizando 65 vagas disponíveis para diversos cargos,…

15 minutos atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas, música e atividades para criançada na Serra

A Vila das Artes, conhecida por sua atuante comunidade artística e cultural, vai realizar a 6ª edição da Feira Cultural…

40 minutos atrás

Conjuntivite felina? Saiba identificar a enfermidade no seu gato

A conjuntivite é um problema ocular muito comum em gatos, principalmente em filhotes e é caracterizada pela inflamação da conjuntiva…

1 hora atrás

Policial militar é baleado na cabeça em bairro da Serra

O policial militar Saimen Rodrigues foi baleado na cabeça, na noite de quarta-feira (1°), em Cidade Pomar, na Serra. O…

3 horas atrás

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

23 horas atrás