Direito e Cidadania

CPI da Covid: advogado é ilegalmente expulso

Na sessão de quarta-feira, dia 29 de setembro, a CPI da Covid colheu o depoimento do empresário Luciano Hang, dono da Havan. Em determinado momento, por pressão de alguns senadores, o presidente da comissão, Omar Aziz, sem qualquer justificativa, expulsou um dos advogados do depoente.

A lei federal de nº 8.906/94, Estatuto da Advocacia, em seu artigo 7º, alterado pela lei 13.245/2016, garante ao advogado exercer livremente sua profissão em todo território nacional e:

XXI assistir a seus clientes investigados durante a apuração de infrações, sob pena de nulidade absoluta do respectivo interrogatório ou depoimento e, subsequentemente, de todos os elementos investigatórios e probatórios dele decorrentes ou derivados, direta ou indiretamente, podendo, inclusive, no curso da respectiva apuração”.

 A expulsão do advogado em pleno exercício da profissão, exercendo a defesa de seu cliente dentro dos parâmetros legais, importa em verdadeiro abuso de autoridade por parte do Presidente da CPI, Senador Omar Aziz, que pode ser denunciado nos termos do artigo 43 da Lei 13.869/2019 (Lei de Abuso de Autoridade).

“Art. 43.  A Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 7º-B:   

Art. 7º-BConstitui crime violar direito ou prerrogativa de advogado previstos nos incisos II, III, IV e V do caput do art. 7º desta Lei”.

Em tarefa excepcional, os senadores da República ao instalarem uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), desempenham um papel que é primariamente de competência de um delegado de polícia ou de membro do Ministério público, em um procedimento que “Mutatis mutandis”, deve seguir as formalidades legais previstas para qualquer inquérito policial.

A lei de abuso de autoridade prevê que são sujeitos ativos do crime de abuso de autoridade (quem pode responder pelo crime) qualquer agente público, servidor ou não, da administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de Território, compreendendo, mas não se limitando a:membros do Poder Legislativo

O exercício da advocacia criminal, entendida equivocadamente por alguns, como a defesa de bandidos é, na verdade, a garantia de que todo cidadão brasileiro tenha seus direitos e garantias constitucionais preservados contra os possíveis abusos e arbítrios do Estado, através da ação de seus agentes.

A atuação do advogado criminal e a defesa do regular processo penal, dentro da absoluta legalidade, é o que garante a legitimidade das decisões do Estado quando do encarceramento de um de seus cidadãos; é a garantia da sociedade de que a Justiça está sendo aplicada, e não uma injusta vingança pessoal.

Evidentemente o empresário Luciano Hang não é criminoso, seu delito mais grave é ser apoiador do Presidente Bolsonaro e emitir opiniões que são contrárias ao que querem como verdade alguns dos senadores que monopolizaram a CPI da Covid para seus interesses políticos.

Bruno Puppim

Bruno Puppim é advogado

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

58 minutos atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

6 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

22 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás