CPI cobra providências da polícia sobre envenenamento de animais

Compartilhe:
Os envenenamentos acontecem em Pancas. Foto: Divulgação
Os envenenamentos acontecem em Pancas. Foto: Divulgação

A CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), encaminhou nesta quinta-feira, 23, um ofício ao delegado da polícia civil em Pancas, João Seidel Junior, pedindo investigação sobre o envenenamento de cães e um gato, no Distrito de Laginha do Pancas, em Pancas.

A denúncia feita a CPI por protetores independentes de animais do município, informa que nos últimos 3 dias, 13 animais foram envenenados próximo ao campo de futebol da localidade. Desse total, 4 cachorros e um gato morreram e, 7 cães foram resgatados pelos protetores que conseguiram agir a tempo evitando que os animais também morressem. A suspeita é de que os animais estão sendo envenenados com chumbinho ou um veneno que é aplicado em plantação de bananas. Uma carcaça de carne envenenada foi encontrada no local do envenenamento.

De acordo com um protetor, que não quer se identificar com medo de represália, a situação em Pancas é complicada. “Por mais que a gente incentive a população a não maltratar os animais de rua, no final do ano de 2018, só em uma noite, 11 animais morreram envenenados no mesmo local”, relatou um protetor que solicitou ajuda à CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa.

Indignada com o envenenamento dos animais nesse período de isolamento social, por conta do Coronavírus (COVID-19), a presidente da CPI, deputada Janete de Sá, encaminhou um ofício ao delegado de Polícia de Pancas pedindo para que investige o caso. “Com a Assembleia fechada não podemos fazer uma diligência no local, por isso estamos pedindo o apoio da polícia civil para que o autor, ou autores dessa barbaridade possam ser identificados e punidos”, declarou a parlamentar.

Mesmo com a Assembleia Legislativa fechada ao público por conta do isolamento social a CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais continua funcionamento recebendo denúncias pelo email defesadosanimaises@gmail.com.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também