Covid avança na população de rua e prefeitura desacredita números oficiais

Compartilhe:
Atualmente, a Serra possui 417 pessoas em situação de rua. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Pessoa em situação de rua em calçada de Parque Residencial Laranjeiras. Foto: Ana Paula Bonelli

A Serra tem cerca de 100 moradores de rua, segundo a Prefeitura da Serra. Apesar da estimativa do município, de acordo com dados do Painel Covid-19 do Governo do Estado – portal que abriga todas as informações sobre a evolução da pandemia no Espírito Santo – somente em território serrano, 125 casos de moradores de rua foram confirmados na cidade e outros 225 suspeitos estão sendo investigados.

Os dados mostram que um morador de rua morreu na cidade e que ainda 575 casos da enfermidade foram notificados na Serra.

O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra para falar sobre estes números e por meio de nota a Assessoria de Comunicação disse que os números do Painel Covid-19 do Governo do Estado, não refletem a quantidade de moradores em situação de rua que vivem no município.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, é o hospital de referência para o atendimento de pacientes do novo coronavírus (covid-19) em todo o Espírito Santo. Esses números não refletem a quantidade de moradores em situação de rua que vivem no município, uma vez que o fluxo migratório é alto, ou seja, diariamente passam pelo município pessoas que vieram de outros municípios para a Serra. O número de moradores em situação de rua acompanhados pelo município permanece na média. Destacamos que a Prefeitura da Serra monitora e acompanha pessoas em situação de rua no município. Essas pessoas são avaliadas e testadas à medida que aparecem sintomas gripais, seguindo a Nota Técnica Ministerial e Estadual”, disse o município.

A reportagem também procurou a Secretaria de Estado da Saúde que esclareceu que as informações inseridas no Painel Covid-19 são realizadas de acordo com as notificações feitas pelos serviços de saúde em todos os 78 municípios do estado.

Medidas de prevenção

A Prefeitura da Serra disse ainda que em meio à pandemia do novo coronavírus, a cidade ampliou os serviços e redobrou os cuidados destinados à população em situação de rua, que é vulnerável neste momento.

A Assessoria disse que o município possui cinco abrigos que estão funcionando no esquema de isolamento social, 24 horas. Também está sendo ofertado aluguel social, em casos específicos.

No Centro Pop – outro serviço para essa população – estão sendo oferecidas três refeições diárias, kits para higienização pessoal e de materiais, espaço para guardar pertences dos usuários, atendimento psicossocial e encaminhamento para testagem.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também