Covid-19 | Serra prorroga prazo de pagamento de IPTU

Compartilhe:
Projeto, de autoria de Audifax, visava atração de investimentos para a Serra. Foto: Gabriel Almeida / Arquivo TN

A Prefeitura da Serra  anunciou a prorrogação  dos prazos do pagamento do IPTU.  A cota única e a primeira parcela, que venceriam no dia 15 de abril, agora terá vencimento em 15 de junho.

A segunda parcela dia 15 de julho, terceira, dia 17 de agosto, quarta, 15 de setembro, quinta parcela, dia 15 de outubro e a sexta, no dia 16 de novembro.

Também foi anunciada a isenção automática do IPTU para aposentados e pensionistas. Está é mais uma medida anunciada pela Prefeitura da Serra para auxiliar os moradores e minimizar os riscos de contaminação diante da pandemia do coronavírus.

Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefa) a medida já està valendo desde o último dia 23,m a publicação do Decreto nº 5921/2020.

Além disso foi anunciada a extensão do prazo de pedidos de revisão, e prorrogação da validade de certidões para reduzir o contato físico e a aglomeração nas repartições públicas, para aumentar a segurança dos servidores e da população.

Vejas medidas adotadas mediante decreto publicado pelo prefeito Audifax Barcelos:

– Isenção automática do IPTU para aposentados e pensionistas

Excepcionalmente para o exercício de 2020, os aposentados e pensionistas que tiveram os pedidos de isenção deferidos em 2019 terão suas isenções renovadas automaticamente para 2020, sem necessidade de ir à Prefeitura requerer nova isenção.

Para os que foram incluídos na categoria neste ano e que precisam fazer a primeira requisição, o prazo para o pedido de isenção foi prorrogado até 30 de junho.

– Revisão do IPTU

Também foi estendido o prazo dos pedidos de revisão do IPTU. Quem identificar alguma inconsistência no carnê poderá solicitar a revisão até o dia 30 de junho.

– Validade de certidões prorrogadas

A Certidão Negativa de Débito (CND) e a Certidão Positiva com Efeito de Negativa (CPD/EM), já emitidas e com prazo de vencimento que expire nos próximos 30 dias terão a validade automaticamente prorrogada por mais sessenta dias, contados do vencimento do documento.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também